Jogos e Brincadeiras na Educação Primária de Teresina: História e Mémória (1930-1961).
Palavras-Chave: Jogos e Brincadeiras. Educação Primária. História - Teresina. Memória.
RESUMO
Este é um estudo sobre História dos jogos e brincadeiras na educação primária de Teresina, tendo como base a Memória de professores e alunos que vivenciaram esta escolarização nos anos de 1930 a 1961. Delineamos como objetivo geral: Investigar sobre os jogos e brincadeiras na educação primária de Teresina nas décadas de 1930 a 1961, nos aspectos de sua história e memória, e como objetivos específicos: 1) Caracterizar os jogos e brincadeiras piauienses mais comuns nas décadas referentes ao estudo; 2) Analisar através da memória de alunos e professores se os jogos e brincadeiras se faziam presentes na educação primária em Teresina; 3) Verificar se os ideais da Escola Nova, no que concerne aos jogos e brincadeiras, estiveram presentes na educação primária de Teresina nos anos 30 a 61. O problema que aqui nos interessa é o seguinte: Como os jogos e brincadeiras estão presentes nas memórias de professores e alunos na educação primária de Teresina nas décadas de 1930 a 1961? O aporte teórico da pesquisa está baseado em pesquisadores da Nova História Cultural: Burke (1992, 2008); Le Goff (2001), em Memória com os seguintes teóricos: Félix (1998); Halbwachs (1990), Souza (2000), História Oral: Freitas (2006); Szymanski (2010), Jogos e brincadeiras em: Ariès (1981); Benjamin (1987, 2002); Brougère (1995, 2004), Kishimoto (1997, 2007), e na Escola Nova com: Azevedo (2010), Nagle (1976), entre outros. Considerando a natureza histórica do trabalho, o aporte metodológico está baseado na História Oral, que se fundamenta em estudos da Nova História Cultural. A entrevista de caráter temática foi o instrumento utilizado para a coleta dos dados. As fontes utilizadas para a pesquisa foram: jornais, ilustrações e documentos oficiais disponíveis no Arquivo Público de Teresina. As análises estão sendo realizadas a partir da triangulação das fontes com o intuito de produzir os dados do estudo. Os resultados apontam que reformas educacionais foram realizadas incluindo alterações curriculares que contemplavam os jogos e brincadeiras na educação primária, contudo os relatos dos interlocutores apontam que essas atividades educativas não foram contempladas com o propósito pedagógico no período de sua escolarização primária.