JUVENTUDES NAS LINHAS DA SEXUALIDADE DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ILHA GRANDE-PI: UMA PESQUISA SOCIOPOÉTICA
Sexualidade. Currículo. Escola. Sociopoética.
A sexualidade é parte integrante das experiências juvenis na escola nessa perspectiva, a presente pesquisa objetiva analisar as linhas de pensamento dos jovens do Ensino Médio de uma Escola Pública, em Ilha Grande-PI por meio de ideias e confetos produzidos sobre o tema sexualidade na escola. Neste sentido, as ações deste projeto terão como parâmetros os seguintes questionamentos: O que os jovens pensam acerca da sexualidade? Que problemas mobilizam estes jovens em torno do tema gerador em questão? Quais diferentes formas de pensar a sexualidade para além daquilo que está instituído pelo currículo formal da escola? Quais as linhas de fuga criadas pelos jovens frente aos controles exercidos pelo currículo formal em relação à sexualidade? A presente pesquisa utilizou-se da Sociopoética que é uma abordagem filosófica de produção de conhecimento coletivo que não se preocupa com os conceitos que já estão dados, que demasiadamente naturalizamos, mas com a produção de novos conceitos, outras maneiras de problematizar o tema gerador. A técnica de produção dos dados envolveu primeiramente exercícios de exaustão corporal, em seguida ainda com os corpos em movimento foram distribuídos novelos de lã para que os jovens soltassem as linhas da sexualidade em múltiplas direções a partir de seus percursos. Após a formação de um emaranhado de linhas os jovens mergulharam no rizoma da sexualidade na escola e ao sair cada um a partir da partilha do sensível traspôs a experiência vivida para a linguagem plástica usando um papel e tinta guache. Os dados produzidos ainda aguardam o processo de analise que serão subsidiadas através de estudos sobre Educação Sexual, Currículo e Sociopoética, tais como: Butler (2001), Foucault (1979; 1988), Louro (2001; 2004), Spargo (2006), Corazza (2001), Brasil (1997), Furlani (2003), Greiner (2005), Petit (2002), Cesar (2011), Larrosa (2002) dentre outros. Esta pesquisa torna-se importante por possibilitar a emergência de diferentes formas de pensar a sexualidade e o currículo escolar a partir dos próprios jovens.