A moral em aluno com transtorno do espectro autista: um estudo de caso
Transtorno do Espectro Autista. Moral. Inclusão.
A moral vem sendo estudada desde a antiguidade. A princípio o estudo começou pelos filósofos, posteriormente outros especialistas foram se interessando pelo tema. Talvez o interesse de várias ciências pelo tema ao longo dos tempos tenha se dado porque a moralidade abrange o comportamento humano em vários aspectos como a ação, a conduta, os valores e sentimentos, o que coloca a moral como um elemento do comportamento social do indivíduo. Sendo a moral uma condição para o homem viver em sociedade, faz-se necessário o estudo da moral em diferentes sujeitos. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo geral: Investigar a moral de aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto, utilizou-se como referência teórica autores como: Bosa (2002); Braga (2007); Cancino (2013); Fortes-Lustosa (2006); La Taille (2009); Piaget (1994); Riviére (2010); Shulman (2002), entre outros. A pesquisa será realizada no período de fevereiro de 2014 a maio de 2014. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo estudo de caso. O estudo será desenvolvido com adolescente do sexo masculino, de 14 anos e diagnosticado com TEA; sua mãe e a professora. Os instrumentos utilizados para coletar as informações serão a entrevista semiestruturada a ser realizada com a mãe, a professora e o adolescente, assim como dilemas morais. A análise das informações será feita à luz do referencial teórico estudado durante o desenvolvimento da pesquisa, especificamente a análise de conteúdo proposta por Bardin (2006). Em relação aos resultados espera-se que a análise propicie compreender como se constitui a moral no sujeito com TEA.