JUVENTUDES E CULTURA DE PAZ: A EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENFRENTAMENTO DAS VIOLÊNCIAS NA UNIDADE ESCOLAR "LOURIVAL PARENTE"
Juventudes. Educação Musical. Violência. Cultura de Paz.
Esta investigação tem como foco a educação musical instrumentalizada pelo piano e violão, realizada por jovens estudantes da Unidade Escolar "Lourival Parente", localizada no bairro Lourival Parente, em Teresina-PI. O problema que permeia esta pesquisa encontra-se assim delineado: como a educação musical instrumentalizada pelo piano e violão, praticada nessa instituição, contribui para o enfrentamento e redução das violências numa perspectiva de construção de uma Cultura de Paz. Estabelece como objetivo geral analisar as contribuições da educação musical no enfrentamento da violência na instituição pesquisada; e como objetivos específicos: a) conhecer o processo de ensino musical das aulas de piano e violão na Unidade Escolar "Lourival Parente", desenvolvido no período 2008 a 2012; b) identificar potencialidades no processo de ensino musical através do uso do piano e violão no contexto dessa instituição de ensino; c) identificar práticas de violências e seus impactos nas convivências dessa escola e nas práticas musicais, de modo especial nas aulas de piano e violão; d) verificar como a prática de aprendizagem musical com o piano e o violão contribui para a redução das violências, tendo em vista a construção de uma Cultura de Paz. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, tipo estudo de caso, de cunho descritivo analítico. Os sujeitos participantes da pesquisa são: 06 (seis) jovens estudantes das aulas de piano, 06 (seis) jovens estudantes da aula de violão, 1 (um) professor de violão, 1 (um) professor de piano, e 2 (dois) diretores e 1 (um) coordenador pedagógico. Utiliza para a coleta de dados a observação participante, o questionário e a entrevista semiestruturada, abordando no total 17 (dezessete) sujeitos. Para compreender e analisar os dados coletados, vale-se da técnica análise de conteúdo, na perspectiva de Bardin (1997). Dialoga-se com várias(os) autoras e autores, quais sejam: Abramovay (2003; 2006), Alves-Mazzotti (1998), Bastian (2009), Bomfim (2010), Castro (2001), Casassus (2009), Fonterrada (1997), Ferraz e Fusari (2010), Catani e Giloli (2008), Dubet (1994), Dayrell (2005), Guimarães (2003; 2006), Hentschke (1991), Koellreutter (2002), Loureiro (2003), Macêdo (2012), Matos (2011; 2012), Meira (2003), Snyders (1992), dentre outros. No que tange aos aspectos teórico-metodológicos, encontra respaldo em: Ludke e André (1986), Bardin (1997), Marconi (1990), Minayo (1994) e Melucci (2005). Os resultados mostram que os impactos da educação musical na escola interferem positivamente na vida pessoal, estudantil e profissional dos alunos e no clima escolar. Na medida em que participam nas atividades do Projeto de Música, redirecionam suas vidas para a disciplina, concentração, desenvolvimento de habilidades musicais, elevação da autoestima e ingresso no mercado de trabalho.