A presente pesquisa, vinculada à linha Formação Humana e Processos Educativos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (PPGed/UFPI) tem como problema central a seguinte indagação: quais as reverberações do neofascismo no cotidiano de estudantes do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino no município de União-PI? E como objetivo geral analisar as reverberações do neofascismo no cotidiano de estudantes do Ensino Médio de uma escola pública em União-PI. Para tanto, trilhamos como caminho teórico e metodológico o materialismo histórico e dialético que visa analisar um determinado objeto em sua totalidade, considerando sua relação dialética com a particularidade e a singularidade. No primeiro momento da pesquisa realizamos uma pesquisa bibliográfica a fim de demonstrar a relação entre o neofascismo brasileiro e o fascismo clássico, este entendido como um movimento reacionário ocorrido entregueras, sobretudo na Itália liderada por Benito Mussolini, bem como no Império Nazista sob liderança de Adolf Hitler. Em seguida buscamos identificar as instituições responsáveis por disseminar a ideologia neofascista no âmbito educacional escolar brasileiro. Entendemos que perante um contexto de crises políticas, econômicas e sociais, apresentam-se reformas nos mais diferentes setores, dentre os quais a educação escolar que tem sido visada por várias organizações liberais e neoconservadoras como as thiks tanks e o Banco Mundial que buscam garantir a manutenção da ordem social vigente. Nessa etapa, além da pesquisa bibliográfica realizamos uma pesquisa documental. Posteriormente nos dedicamos a caracterizar aspectos do neofascismo e sua expressão no cotidiano de estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de União-PI. Nessa terceira e última etapa da pesquisa foi feita uma pesquisa de campo em uma escola pública da supracitada cidade, da qual participaram sete estudantes, escolhidos através dos seguintes critérios: disponibilidade, interesse em participar da pesquisa, estar cursando o 3º ano do ensino médio e ter faixa etária de 16 a 18 anos. Para a análise das falas dos participartes utilizamos a técnica de Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes (2003). Para concluir, constatamos que o neofascismo brasileiro se caracteriza pelo reaparecimento de elementos típicos do fascismo clássico, como o uso da violência e ataque a organizações políticas dissidentes, o fim da liberdade de imprensa sob a máscara da defesa da liberdade de expressão, aniquilação da democracia liberal etc. Todas essas características têm reverberado em vários âmbitos sociais, inclusive na educação e na cotidianidade de estudantes que, assim como a maioria da população estão suscepetíveis a serem convencidos pelos movimentos reacionários neofascistas.