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Banca de QUALIFICAÇÃO: JUSSELINO CORREIA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JUSSELINO CORREIA DA SILVA
DATA: 23/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: SALA VIRTUAL GOOGLE MEET
TÍTULO: ATIVIDADE PEDAGÓGICA DE PROFESSORES-BACHARÉIS: UMA ANÁLISE DAS NECESSIDADES FORMATIVAS À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE DE LEONTIEV
PALAVRAS-CHAVES: atividade pedagógica; professor bacharel; Teoria da Atividade em Leontiev; necessidades formativas; significações.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Na busca por querer encontrar respostas para a questão problema: a partir das contribuições da Teoria da Atividade de Leontiev, quais as necessidades formativas de professores bacharéis que atuam na educação superior e que condições (objetivas e subjetivas) vêm sendo criadas para suprir essas necessidades, de modo a possibilitar o desenvolvimento profissional desses professores?, o estudo que ora se relata refere-se a uma dissertação de mestrado estruturado por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental que tem como objetivo geral reconhecer as necessidades formativas de professores bacharéis que atuam na educação superior, bem como as condições (objetivas e subjetivas) que vêm sendo criadas como possibilidades para suprir essas necessidades e, consequentemente, o desenvolvimento profissional desses professores e, como objetivos específicos: a) realizar estudo sobre o materialismo histórico-dialético e seus desdobramentos para o desenvolvimento das teorias histórico-críticas; b) refletir sobre as contribuições da Teoria da Atividade em Leontiev no contexto da atividade pedagógica de professores bacharéis da educação superior; c) analisar as tipologias de necessidades formativas de professores bacharéis da educação superior e as condições criadas para superação dessas necessidades. A fim de se compreender o conceito de necessidade formativa e sua relação com a formação docente, a atividade pedagógica e o desenvolvimento profissional do professor bacharel da educação superior, a base teórica das discussões e análises busca sustentação nos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria da Atividade de Leontiev, ancorada no materialismo histórico dialético (Karl Marx). A priori, ficou evidenciado que a categoria atividade apresentada por Leontiev, se caracteriza como processo constante de ação do indivíduo, que age conjuntamente com outros fatores onde apresentará sempre um sentido pessoal ao indivíduo; o que distingue uma atividade de outra, ou seja, os processos de suas relações com o mundo, é o objeto da atividade. O objeto de uma atividade é o seu motivo e está sempre associado a uma necessidade. Nessas condições, o conceito de atividade está necessariamente relacionado ao conceito de motivo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3438829 - NEUTON ALVES DE ARAUJO
Interno - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Interno - 2534413 - MARLI CLEMENTINO GONCALVES
Externo à Instituição - RAIMUNDO NONATO MOURA OLIVEIRA - UEMA
Externo à Instituição - VALDIRENE GOMES DE SOUSA - UESPI
Notícia cadastrada em: 09/02/2024 10:43
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