Na busca por querer encontrar respostas para a questão problema: a partir das contribuições da Teoria da Atividade de Leontiev, quais as necessidades formativas de professores bacharéis que atuam na educação superior e que condições (objetivas e subjetivas) vêm sendo criadas para suprir essas necessidades, de modo a possibilitar o desenvolvimento profissional desses professores?, o estudo que ora se relata refere-se a uma dissertação de mestrado estruturado por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental que tem como objetivo geral reconhecer as necessidades formativas de professores bacharéis que atuam na educação superior, bem como as condições (objetivas e subjetivas) que vêm sendo criadas como possibilidades para suprir essas necessidades e, consequentemente, o desenvolvimento profissional desses professores e, como objetivos específicos: a) realizar estudo sobre o materialismo histórico-dialético e seus desdobramentos para o desenvolvimento das teorias histórico-críticas; b) refletir sobre as contribuições da Teoria da Atividade em Leontiev no contexto da atividade pedagógica de professores bacharéis da educação superior; c) analisar as tipologias de necessidades formativas de professores bacharéis da educação superior e as condições criadas para superação dessas necessidades. A fim de se compreender o conceito de necessidade formativa e sua relação com a formação docente, a atividade pedagógica e o desenvolvimento profissional do professor bacharel da educação superior, a base teórica das discussões e análises busca sustentação nos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria da Atividade de Leontiev, ancorada no materialismo histórico dialético (Karl Marx). A priori, ficou evidenciado que a categoria atividade apresentada por Leontiev, se caracteriza como processo constante de ação do indivíduo, que age conjuntamente com outros fatores onde apresentará sempre um sentido pessoal ao indivíduo; o que distingue uma atividade de outra, ou seja, os processos de suas relações com o mundo, é o objeto da atividade. O objeto de uma atividade é o seu motivo e está sempre associado a uma necessidade. Nessas condições, o conceito de atividade está necessariamente relacionado ao conceito de motivo.