As transformações contemporâneas exigem a necessidade de se repensar a escola frente a novos desafios sociais, políticos, econômicos e educacionais que incidem diretamente em seu aspecto estrutural. Dentre essas transformações no campo da educação há a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018 que, dentre muitos conteúdos preconiza a inserção das competências socioemocionais nos currículos escolares para promover o protagonismo estudantil. É neste cenário que se insere esta pesquisa que, transitando pelas áreas da Educação e da Psicologia, questiona qual o impacto de se desenvolver competências socioemocionais em alunos do ensino médio, a partir da formação reflexiva direcionada a professores também do ensino médio? O objetivo geral é compreender o impacto de uma formação reflexiva com professores no desenvolvimento de competências socioemocionais em alunos do Ensino Médio. Especificamente pretendemos caracterizar o entendimento dos professores do ensino médio frente às competências socioemocionais; identificar as condições (possibilidade e limitações) que a formação reflexiva pode oportunizar na aprendizagem do conhecimento pedagógico frente à competências socioemocionais propostas pela BNCC; analisar as ações pedagógicas dos professores que realizaram a formação reflexiva em suas salas de aula; construir junto aos professores as estratégias metodológicas que podem ser utilizadas para o desenvolvimento das competências socioemocionais em alunos do ensino médio. Utilizamos uma metodologia fundamentada na pesquisa qualitativa em um modelo de pesquisa colaborativa, por se utilizar a formação reflexiva como balizador no decorrer de todo estudo, sendo ainda caracterizada como estudo de caso, pois tem o propósito de estudar o fazer reflexivo docente. O lócus investigado foi o Centro de Educação de Tempo Integral (CETI), estadual da cidade de Teresina-PI, escolhido de maneira intencional por características particulares dela. O estudo foi realizada em duas etapas, primeiramente promovendo uma formação reflexiva com 09 (nove) professores do ensino médio; e em seguida a aplicação dos instrumentos entrevista e entrevista em processo; grupo focal e observação participação com registro em diário de campo. Os resultados parciais apontam a relevância da formação reflexiva para a aprendizagem de competências socioemocionais em si e de como provocá-las de maneira intencional no aluno. Portanto, acredita-se que a proposta da formação reflexiva é uma maneira viável de mobilizar o professor enquanto um dos protagonistas da prática educativa, potencializando sua capacidade de desenvolver estratégias que colaborem para a formação integral e humana de seus alunos.