No ano de 2020 o mundo deparou-se com o enfrentamento da pandemia da Covid-19, provocando mudanças na dinâmica econômica, social, política e cultural na sociedade. Tais mudanças ainda perpetuam no presente, considerando que a pandemia continua causando diversos impactos, sobretudo na educação. Na educação escolar, considerando especificamente as séries finais do ensino fundamental, o processo de escolarização dos estudantes no contexto pandêmico foi profundamente afetado, sobretudo quando se trata dos estudantes com deficiência, considerando a formação humana deles, aqui compreendida como a expansão da capacidade em desenvolver potencialidades para a transformação de si e do meio social. Neste sentido, faz-se necessário investigar o processo de escolarização desses estudantes, levando em consideração as situações enfrentadas por eles no contexto da pandemia, tendo em vista a relação de tal situação com o processo de formação humana. Assim, a presente dissertação de mestrado tem como objeto de estudo os impactos da pandemia no processo de escolarização de estudantes com deficiência no Ensino Fundamental. Logo, o objetivo geral é investigar os impactos da pandemia no processo de escolarização de estudantes com deficiência no Ensino Fundamental e a relação com a formação humana. A fundamentação teórico-metodológica tem como orientação o Materialismo Histórico-Dialético e a Psicologia Histórico-Cultural. Para produção de dados utilizou-se o questionário online e a Entrevista Narrativa, aplicados a três professores que atuaram com alunos(as) com deficiência no Ensino Fundamental na pandemia. Para a análise de dados, utilizou-se Núcleos de Significação. Os núcleos de significação sintetizaram as mediações que mais determinaram o processo de escolarização desses estudantes, bem como evidenciaram os impactos de natureza econômica, social, afetiva e cognitiva. A conclusão a que se chega na pesquisa é que diante das condições impostas pela pandemia, sobretudo na educação escolar de ensino básico, é que os estudantes com deficiência tiveram as apropriações dos elementos instrumentais para o desenvolvimento de suas funções psicológicas superiores comprometidas, implicando no seu processo de desenvolvimento humano.