A atividade docente desenvolvida pelo professor de Biologia em início de carreira, aqui compreendido como professor iniciante, tem especificidades marcadas pelos desafios do início da docência. Dentre eles, o principal é o conflito envolvendo os aprendizados na formação inicial e sua relação com o desenvolvimento da atividade docente (LOPES, 2019; MARTINEZ, 2019). Nesse contexto, é pertinente compreender essa realidade do professor de Biologia em início de carreira, considerando a relação teoria e prática, por meio de suas significações. Assim, esta pesquisa objetiva: Investigar a relação formação inicial e atividade docente por meio das significações produzidas pelo professor de Biologia em início de carreira. O Materialismo Histórico-Dialético (Marx; Engels, 1998; Marx, 2007), a Psicologia Histórico-Cultural (Vigotski, 2000, 2018; Leontiev, 1978) e a Pedagogia Histórico-Crítica (Saviani, 1998, 2018) estão sendo as lentes teórico-metodológicas utilizadas na apreensão do objeto de estudo. Para apreender as significações produzidas pelos professores e, assim, compreender a relação formação e atividade docente, foram realizadas entrevistas reflexivas com dois professores de biologia que se encontravam em início de carreira. Como procedimento de análise das informações foi empregada a proposta dos Núcleos de Significações, conforme Aguiar e Ozella (2015). Por meio do processo analítico foram formados dois núcleos de significação, o primeiro é “Processos formativos que medeiam o desenvolvimento do professor de Biologia em início de carreira”, já o segundo, “Desafios que se relacionam à atividade docente do professor de Biologia em início de carreira. A discussão destes dois núcleos demonstrou que o professor de biologia em início de carreira vive determinada realidade sócio-histórica e político-institucional que produz particularidades que medeiam sua atividade docente. Essas particularidades devem ser consideradas em relação conjunta às subjetividades constituídas desde o curso de graduação, suas experiências, vivências, motivações e identificação profissional. Os resultados apontam também para importantes mediações que relacionam a formação inicial no desenvolvimento da atividade docente, além disso, indicam necessidade de formação continuada na superação dos desafios de início à docência.