Esta dissertação consiste em um estudo sobre a trajetória histórica do ensino
profissional em Teresina a partir da Escola de Aprendizes Artífices até a Escola
Industrial Federal do Piauí, suas transformações, as contribuições para a
consolidação do ensino profissional no estado, tendo como problema: como ocorreu
o processo de institucionalização do ensino industrial do Piauí entre 1909 a 1967? Tal
recorte é justificado pelo ano de 1909 ser o ano da instalação do ensino profissional
em Teresina por meio da Escola de Aprendizes Artífices até o ano de 1967 quando a
mesma passa a ser denomina Escola Industrial Federal do Piauí, oferecendo uma
educação direcionada a formação da mão de obra industrial. Para responder tal
questionamento, elaboramos os seguintes objetivos: compreender as varias
transformações pelas quais a instituição passou ao longo do recorte temporal
pesquisado; identificar o processo de criação, consolidação e implementação da
instituição de 1909 até 1967 e analisar a história da instituição através da interpretação
de diferentes documentos e variado acervo iconográfico. Como metodologia foi
utilizada uma pesquisa bibliográfica relacionada aos trabalhos de Barroso (S.D),
Ângelo (2000), Benito (2018), Cunha (2005), Ferro et all (2009), Gomes (2002) e Mitre
(2019), bem como uma pesquisa documental em jornais e iconografia relacionadas
ao ensino profissional do Piauí orientadas pelo método indiciários de Ginzrburg,
seguindo o recorte temporal estabelecido.