Na busca por querer encontrar respostas para o problema: A partir das contribuições da Teoria Histórico-cultural/Teoria da Atividade, quais as necessidades formativas de professores- bacharéis considerando as significações acerca das condições objetivas e subjetivas para o desenvolvimento da atividade pedagógica na educação superior?, o estudo que ora se relata refere-se a uma dissertação de mestrado estruturado por meio de uma pesquisa bibliográfica que tem como objetivo geral analisar a partir das contribuições da Teoria Histórico- cultural/Teoria da Atividade as necessidades formativas de professores-bacharéis considerando as suas significações acerca das condições objetivas e subjetivas para o desenvolvimento da atividade pedagógica na educação superior e, como objetivos específicos: a) apresentar as contribuições da Teoria da Atividade em Leontiev no contexto da atividade pedagógica de professores bacharéis da educação superior; b) Identificar as necessidades formativas de professores bacharéis que desenvolveram atividade pedagógica na educação superior; c) reconhecer as condições objetivas e subjetivas para o desenvolvimento da atividade pedagógica na educação superior; d) relacionar as necessidades formativas de professores-bacharéis com as significações acerca das condições objetivas e subjetivas para o desenvolvimento da atividade pedagógica na educação superior. Em linhas gerais, os trabalhos analisados revelam que há uma necessidade formativa presente na formação inicial do professor-bacharel que é a ausência de conteúdo pedagógico. Ao ingressar na docência, as IES iniciam processos de formação docente que nem sempre contemplam o exercício da consciência da atividade profissional, sobretudo, relacionadas à T.H-C/Teoria da atividade, de modo especifico na significação social e sentido pessoal.