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Banca de DEFESA: JUSSELINO CORREIA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JUSSELINO CORREIA DA SILVA
DATA: 27/05/2024
HORA: 19:00
LOCAL: SALA DE DEFESA - PPGED
TÍTULO: ATIVIDADE PEDAGÓGICA DE PROFESSORES-BACHARÉIS: UMA ANÁLISE DAS NECESSIDADES FORMATIVAS À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE DE LEONTIEV
PALAVRAS-CHAVES: atividade pedagógica; professor bacharel; teoria da atividade em Leontiev; necessidades formativas; significações.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Na busca por querer encontrar respostas para o problema: A partir das contribuições da Teoria Histórico-cultural/Teoria da Atividade, quais as necessidades formativas de professores- bacharéis considerando as significações acerca das condições objetivas e subjetivas para o desenvolvimento da atividade pedagógica na educação superior?, o estudo que ora se relata refere-se a uma dissertação de mestrado estruturado por meio de uma pesquisa bibliográfica que tem como objetivo geral analisar a partir das contribuições da Teoria Histórico- cultural/Teoria da Atividade as necessidades formativas de professores-bacharéis considerando as suas significações acerca das condições objetivas e subjetivas para o desenvolvimento da atividade pedagógica na educação superior e, como objetivos específicos: a) apresentar as contribuições da Teoria da Atividade em Leontiev no contexto da atividade pedagógica de professores bacharéis da educação superior; b) Identificar as necessidades formativas de professores bacharéis que desenvolveram atividade pedagógica na educação superior; c) reconhecer as condições objetivas e subjetivas para o desenvolvimento da atividade pedagógica na educação superior; d) relacionar as necessidades formativas de professores-bacharéis com as significações acerca das condições objetivas e subjetivas para o desenvolvimento da atividade pedagógica na educação superior. Em linhas gerais, os trabalhos analisados revelam que há uma necessidade formativa presente na formação inicial do professor-bacharel que é a ausência de conteúdo pedagógico. Ao ingressar na docência, as IES iniciam processos de formação docente que nem sempre contemplam o exercício da consciência da atividade profissional, sobretudo, relacionadas à T.H-C/Teoria da atividade, de modo especifico na significação social e sentido pessoal.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3438829 - NEUTON ALVES DE ARAUJO
Interno - 1221347 - EDNARDO MONTEIRO GONZAGA DO MONTI
Interno - 2534413 - MARLI CLEMENTINO GONCALVES
Externo à Instituição - RAIMUNDO NONATO MOURA OLIVEIRA - UEMA
Externo à Instituição - VALDIRENE GOMES DE SOUSA - UESPI
Notícia cadastrada em: 23/05/2024 20:11
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