A presente pesquisa tem como objeto investigar a trajetória de vida docente de Manuel dos Martírios de Moura Fé em meio as suas contribuições profissionais no contexto social e educacional de uma época. Para tal o estudo tem como norte as seguintes questões: quais as contribuições do docente e gestor Manoel dos Martírios Moura Fé para educação de sua época? Como se deu a trajetória docente deste Professor? Como analisar a escrita de si a partir do arquivamento de sua história e memória? O que a trajetória pessoal e profissional de Manoel dos Martírios Moura Fé podem assinalar sobre a atuação docente? Quais os sentidos profissionais atribuídos aos docentes na época de atuação profissional deste Professor? Como se deu as primeiras experiências escolares do pesquisado de sua infância até a fase adulta? Em que instituições escolares atuou profissionalmente nosso pesquisado? Que sentidos tinha o processo de arquivar-se para Manoel dos Martírios Moura Fé? Que aspectos da cultura escolar podem ser percebidas por meio da trajetória escolar, formativa e profissional deste Educador? Que práticas educativas podem ser identificadas por meio da atuação docente desse Professor? Isto posto, adotamos o seguinte objetivo geral: Investigar a trajetória de vida de Manoel dos Martírios Moura Fé através de seus aspectos pessoais, de formação e atuação docente como forma de compreender os processos sociais e educacionais do Piauí no período de uma vida (1922-2005). O recorte temporal da pesquisa fundamenta-se na própria concepção do gênero História de Vida, que se refere ao período de uma vida inteira, motivo pelo qual utilizamos como marcos temporais do estudo o nascimento de Dr. Moura Fé, em 1922, e o seu falecimento, em 2005. Esse recorte temporal se amolda ao que defende Belloto (2008), em seus estudos sobre arquivos pessoais, por compreendê-los como um conjunto de papéis e materiais audiovisuais preservados ao longo de uma vida. Como objetivos específicos, adotamos: Analisar a cultura escolar, as instituições escolares e práticas educativas de uma época por meio da trajetória de vida de Manoel dos Martírios Moura Fé; Revisitar os espaços em que Manoel dos Martírios Moura Fé atuou e viveu para compreender sua formação educacional e profissional; Identificar a trajetória pessoal e profissional de Manoel dos Martírios Moura Fé por meio dos vestígios de memórias do seu arquivo particular; Historiar as práticas educativas de Manoel dos Martírios Moura Fé como forma de conhecer a realidade dos níveis e modalidades de ensino que atuou em Picos-PI. A fim de responder aos objetivos propostos será adotada a pesquisa do tipo documental, histórica e bibliográfica. Seguimos as orientações metodológicas da Nova História Cultural, que ampliou a temática Histórias de Vida, e possibilitou os usos historiográficos dos arquivos pessoais, nossa fonte direta de pesquisa. Para análise dos dados coletados foi adotado às lições de categorização e análise de conteúdo de Bardin (2016). Fez-se uso também de documentos oficiais, documentos escolares, matérias jornalísticas, fontes orais com os que conviveram com o pesquisado. Enquanto embasamento teórico adotamos autores que adotam a História Cultural, como Certeau (1982), Burke (1992), Le Goff (2013); Pesquisadores da História da Educação, sendo estes: Galvão e Lopes (2010), Dallabrida (2021), Mogarro (2006), Vicentini e Lugli (2009); de forma especifica escritores sobre Histórias da Vida: Nóvoa (2002), Goodson (2002), Sousa (2009), Mignot (2000; 2002; 2006). Através da análise histórica realizada nessa pesquisa nos direcionamos pela constatação da tese de que por meio da trajetória de vida de Manoel dos Martírios Moura Fé é possível compreendermos o processo social e educacional de uma época, os sentidos de ser professor, em que seu arquivo pessoal descortina costumes, comportamentos e práticas sociais. Com isso, a pesquisa nos possibilitou um conhecimento geral sobre a cidade de Picos, evidenciando fatos e personagens históricos que marcaram a história educacional. Através da análise dos materiais da Cultura Material Escolar, como placas de formatura, convites, e documentos escolares, vislumbramos sujeitos educacionais que se encontravam no anonimato da história, assim como fatos esquecidos. A história da família Moura Fé foi discutida como fragmento de escrita autobiográfica de Dr. Moura Fé, onde apoiavam-se seus temas de pesquisa.