Fundamental para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, a relação professor e
aluno e, mais especificamente, a discussão presente na literatura sobre a influência das
expectativas do par mais experiente sobre o sujeito em formação não são recentes. Entre os
trabalhos desenvolvidos, destacamos os de Vidal et al (2019), Alves (2009), Vieira (2018) e
Britto e Lomonaco (1983), os quais possuem em comum o fato de terem fundamentado suas
investigações no debate sobre as profecias autorrealizadoras, mais especificamente em
pesquisa que remonta à década de 1960, desenvolvida por Rosenthal e Jacobson (1992) nos
Estados Unidos - EUA, a qual procurou saber se as expectativas docentes a respeito da
competência intelectual de seus alunos poderia constituir uma profecia autorrealizadora
(Rosenthal; Jacobson, 1992). Inspirado nessa discussão e, em especial, nos resultados da
pesquisa desenvolvida pelos norte-americanos, que evidenciaram a influência das
expectativas docentes sobre seus alunos, consideramos pertinente desenvolver pesquisa no
Brasil sobre esse tema. Assim, esta pesquisa objetivou analisar a relação existente entre as
expectativas de professores do 5º e do 9º anos do Ensino Fundamental quanto à trajetória
futura de seus alunos e o desempenho destes na Prova Brasil. Especificamente, pretendeu
identificar o Efeito Pigmalião a partir dos resultados da Prova Brasil, caracterizar as
expectativas de professores do 5º e do 9º anos do Ensino Fundamental quanto à trajetória
futura de seus alunos e verificar o desempenho dos alunos do 5º e do 9º anos do Ensino
Fundamental na Prova Brasil. Esta pesquisa concentrou-se na análise dos Microdados
relacionados ao Censo Escolar e da Avaliação Nacional do Rendimento Escolar - Anresc
(Prova Brasil), vinculados ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), ano base
2017, e que são disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira - Inep. A investigação é explicativa quanto aos objetivos e possui natureza
quantitativa. A hipótese que norteou nosso trabalho é de que existe relação entre as
expectativas de professores do 5º e do 9º anos do Ensino Fundamental quanto à trajetória
educacional futura de seus alunos e o desempenho destes na Prova Brasil. Para o alcance de
nossos objetivos, fizemos a análise estatística dos Microdados de 2 (dois) arquivos: o
relacionado ao questionário destinado aos professores, contendo informações sobre suas
percepções a respeito da trajetória acadêmica de suas turmas, e de outro relativo às notas dos
alunos (5º e 9º anos do Ensino Fundamental) com os quais interagiam. A análise foi realizada
por meio do Programa Statistical Package for Science - SPSS, e constatamos, via coeficiente
de Spearman, que existe correlação estatísticamente significativa entre as expectativas de
professores do 5º e do 9º anos do Ensino Fundamental quanto à trajetória educacional futura
de seus alunos e o desempenho deles na Prova Brasil. Contribuímos em relação ao estudo
sobre o Efeito Pigmalião quando sugerimos o uso do conceito de Representações Sociais
(Moscovici, 1978) como uma das possíveis explicações para a manifestação das expectativas
docentes. Concluímos que os professores, ao manifestarem suas expectativas, no questionário
que lhes fora aplicado, a respeito da trajetória acadêmica de seus alunos, fazem-no a partir de
suas Representações Sociais sobre suas turmas.