A inclusão dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), no sistema regular de ensino, vem se destacando nas políticas públicas educacionais no sentido de inserção em todo processo educacional, bem como na participação nas avaliações externas realizadas pelo Saeb. Com efeito, a presente pesquisa teve como objetivo analisar as implicações da inclusão e/ou exclusão dos alunos público-alvo da Educação especial no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), na rede municipal de ensino de Teresina, buscando ao longo do processo investigativo identificar o lugar do aluno público-alvo da Educação Especial no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), na rede municipal de ensino de Teresina; relacionar os critérios utilizados pela Seduc para selecionar os profissionais aplicadores das avaliações do Saeb, os que contemplam alunos com deficiências; discutir a utilização dos resultados das avaliações do Saeb na implementação de políticas públicas educacionais voltadas aos alunos com deficiência. O estudo é tencionado visto que a inclusão dos discentes público-alvo da Educação Especial, no sistema regular de ensino no município de Teresina, vem se destacando nas políticas públicas educacionais no sentido de inserção em todo processo educacional, bem como na participação desse público nas avaliações externas realizadas pelo Saeb. A pesquisa poutou-se na abordagem qualitativa, adotando o paradigma interpretativo e caráter exploratório, sendo realizado a pesquisa bibliográfica e documental e o Estudo de caso com aplicação de entrevista semiestruturada em dez escolas da Rede Municipal de Teresina, onde concentram maior número de matrículas de alunos que apresentam deficiências. A investigação está fundamentada no aporte teórico dos seguintes autores: Mendes (2012), Miranda (2003), Mantoan (2006), especialistas que nos ajudarão a compreender e iluminar as análises dos achados da pesquisa no âmbito da inclusão. Considerando o contexto das políticas de avaliação educacional, em específico, as avaliações em larga escala aplicadas aos sistemas de ensino nos ancoramos nos teóricos Bonamino, Sousa (2012), Brooke, Cunha (2011), Brooke (2013), Correia, Arelaro, Freitas (2015), Freitas (2007, 2012, 2013, 2016), Oliveira, Koslinski (2016), Shiroma, Neto (2015) dentre outros e para tratar do lugar do aluno com deficiência nas avaliações em larga escala nosso aporte considerou as pesquisas realizadas por Oliveira (2016), Bragagnolo (2017), Cardoso (2012), Liebl (2020),Silva (2013). Através da verificação realizada nos direcionamos pela confirmação através das descrições das respostas aos questionamentos elencados na pesquisa, que é possível constatar através que no processo de avaliação em larga escala do Saeb, os educandos público-alvo da Educação Especial, ainda não são contemplados ou inseridos em sua totalidade de maneira equitativa no processo avaliativo em virtude das suas variadas especificidades, tendo em vista que o sistema não consegue atender a todos com suporte adequado como está assegurado em lei.