Afrânio Pessoa Castelo Branco foi um dos professores de destaque do curso de Licenciatura Plena em Educação Artística, hoje, Licenciatura em Artes Visuais, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), entre os anos de 1979 e 2000. O destaque se deve ao protagonismo de Afrânio Pessoa, que ao voltar do Rio de Janeiro com graduação em Pintura, obtida com medalha de ouro na Escola Nacional de Belas Artes (ENBA), desenvolveu, simultaneamente, duas atuações profissionais. Como professor, promoveu o ensino de pintura sob as diretrizes de técnicas inovadoras, particularmente para o Piauí, que contava com apenas um curso na área de Arte. Apesar de ser uma licenciatura, o curso tinha forte cariz de bacharelado devido à estrutura curricular e à composição do quadro docente, caracterizado pela presença de artistas reconhecidos no estado. No campo da produção artística, Afrânio Pessoa conquistou reconhecimento da crítica, participando de diversas exposições, coletivas e individuais, obtendo projeção nacional e internacional. No Piauí, foi Afrânio Pessoa quem introduziu o movimento modernista, e de forma mais especial, o Expressionismo, constituindo-se como um divisor na história da arte piauiense e, sem dúvida, influenciando a produção de novos artistas, principalmente daqueles que foram seus discentes no curso de Educação Artística. Neste cenário, em que o professor é, igualmente, artista - professor-artista, suas práticas articulam dois importantes campos promovendo a interrelação entre os saberes da docência e os saberes artísticos, o que nos conduziu à seguinte questão problema: Como as circularidades de saberes se manifestam nas práticas de ex-discentes do professor-artista Afrânio Pessoa? O objetivo geral foi construído na perspectiva de compreender como as circularidades de saberes se manifestam nas práticas de ex-discentes do professor-artista Afrânio Pessoa. Os objetivos específicos foram assim delineados: Analisar como o artista Afrânio Pessoa, com formação em bacharelado, tornou-se professor; Caracterizar o professor-artista; Descrever os saberes produzidos a partir das práticas do professor-artista; e, Analisar como ocorrem as circularidades desses saberes e onde elas incidem. O desenho metodológico está fundamentado na abordagem qualitativa, sob o viés da pesquisa narrativa. O estudo foi desenvolvido através de instrumentos variados, quais sejam: entrevistas narrativas, que geraram as narrativas orais; obras pictóricas, concebidas como narrativas visuais; e, análise documental. Os resultados encontram-se em fase de construção.