Esta dissertação de mestrado aborda a trajetória do educador musical maestro Luiz Santos no estado do Piauí, destacando seu papel como militar e professor de música. Por meio de uma abordagem histórica, o estudo explora suas práticas educativas e o repertório empregado nas escolas e bandas em que atuou. A fundamentação teórica é embasada nos princípios da nova História cultural, com referências a pensadores como Le Goff (1990; 2003), Burke (1992), Halbwachs (1990), Catroga (2001) e Chartier (1990). A pesquisa se apoia em diversas fontes, incluindo a obra "Memória Piauiense", uma série que tem um número dedicado à memória do maestro. Além disso, são utilizadas outras fontes escritas e iconográficas encontradas em acervos públicos e pessoais. A dissertação incorpora entrevistas de professores contemporâneos, militares e ex-alunos do maestro. O recorte temporal da pesquisa abrange o período desde a formação do maestro como professor nos anos 1940 até sua saída da banda de José de Freitas nos anos1990. No entanto, a análise da trajetória do pesquisado incorpora recuos e avanços temporais, para proporcionar uma compreensão mais profunda do contexto histórico em que ele atuou. Os resultados da pesquisa oferecem uma visão abrangente da ação do maestro Luiz Santos para a educação musical no estado do Piauí, destacando sua atuação na corporação militar, seu papel como educador e a diversidade de suas práticas e repertório.