A atividade pedagógica de professoras iniciantes desenvolvida nos anos iniciais do ensino fundamental é mediada por necessidades formativas produzidas no exercício da atividade pedagógica, o que requer vivências em processos de formação continuada para compreender essas necessidades e orientar o enfrentamento aos desafios vivenciados. Na expectativa de ampliar conhecimentos sobre essa temática foi desenvolvido uma pesquisa com o objetivo geral de investigar as necessidades formativas de professoras iniciantes dos anos iniciais do ensino fundamental que são produzidas em relação ao desenvolvimento da atividade pedagógica. Desse modo, a investigação é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí, especificamente ligada à Linha 2: Formação Humana e Processos Educativos. Para fundamentar a discussão o Materialismo Histórico-Dialético, a Psicologia Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica é a base teórico-metodológica. A pesquisa empírica foi realizada com um grupo de três professoras iniciantes que atuam na Rede Municipal de Ensino da cidade de Timon- MA. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas reflexivas e o corpus empírico foi analisado por meio da Análise Textual Discursiva, conforme Moraes (2003). Desse modo, foi possível organizar os dados e discutir os resultados em torno destas três categorias: motivos da escolha e permanência na docência; formação acadêmica e os desafios relacionados ao desenvolvimento da atividade pedagógica. Os resultados indicam que as professoras produziram motivos compreensíveis para a entrada na docência e, embora já estejam no exercício dessa profissão os motivos para permanecer continuam compreensíveis, isto é, sem relação direta com a finalidade da atividade docente. Sobre a formação acadêmica, as professoras entendem que, na formação inicial não se apropriaram das habilidades e conteúdos fundamentais para o ensinar e consideram que a formação continuada promovida pela tanto pela Rede de Ensino quanto por outras instituições de ensino não atendem as suas necessidades e, por isso, elas não têm conseguido enfrentar os desafios vivenciados no desenvolvimento da atividade pedagógica. Conclui-se que, no exercício da atividade pedagógica as professoras produziram necessidades formativas relacionadas ao processo de alfabetização e letramento e ao atendimento de alunos da educação especial, porém os processos formativos vivenciados não têm atendido a essas necessidades.