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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA NUBIA DA SILVA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA NUBIA DA SILVA FERREIRA
DATA: 16/09/2024
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de Defesa do PPGED
TÍTULO: O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NO COTIDIANO DA ESCOLA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Médio; BNCC; Currículo; Etnometodologia; Prática Docente
PÁGINAS: 139
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO:

A pesquisa tem como objetivo compreender os desafios dos professores da rede estadual do Piauí, que atuam no Ensino Médio, na operacionalização do currículo com base na BNCC, considerando o cotidiano da prática docente no âmbito da escola. E objetivos específicos: Identificar os desafios presentes na prática dos professores do Ensino Médio quanto a operacionalização do currículo conforme prescreve o documento curricular; Descrever como os professores do Ensino Médio compreendem o currículo no cotidiano escolar, a partir do que estabelece a Base Nacional Comum Curricular; Analisar como os docentes da formação geral básica operacionalizam o currículo nas práticas pedagógicas no cotidiano escolar considerando as aprendizagens essenciais definidas na BNCC do Ensino Médio  Partimos do pressuposto de que a participação dos professores é fundamental tanto no processo de produção e implantação da BNCC quanto do currículo no Ensino Médio, considerando os desafios que se manifestam no cotidiano escolar dos docentes. Tendo como ponto de partida a seguinte questão-problema: Quais os desafios dos professores da rede estadual do Piauí, que atuam no Ensino Médio, na operacionalização do currículo com base na BNCC, considerando o cotidiano da prática docente no âmbito da escola? Esta pesquisa está alicerçada nos princípios da Etnometodologia enquanto teoria do social, e na abordagem do ciclo de políticas como um método para análise tendo como suporte os dispositivos da observação participante, o memorial de formação e prática e as rodas de conversa para a construção dos dados. O campo empírico constitui-se quatro (04) professores da formação geral básica, que ministram aulas nas turmas de 1ª a 3ª séries do ensino médio de duas escolas públicas do estado do Piauí (sendo uma na zona rural e a outra na zona urbana), situadas no município de Piripiri-PI. Na análise dos dados faremos uso da Teoria da Atuação considerando os campos de atuações de políticas nas escolas, segundo Ball (2016), a partir do contexto da prática no sentido de compreender a BNCC e o Currículo do Ensino Médio enquanto política pública – criação, normatização e implementação e/ou atuação – e identificar no contexto da prática como os professores operacionalizam essa política nas suas atividades cotidianas de sala de aula.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 9045235 - NEIDE CAVALCANTE GUEDES
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo ao Programa - 3280919 - HILDA MARA LOPES ARAUJO
Externo à Instituição - LÉLIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES - UFMA
Notícia cadastrada em: 09/09/2024 08:34
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