Necessidades formativas de professores iniciantes na produção da práxis: realidade e possibilidades
Necessidades Formativas. Professor Iniciante. Práxis.
A proposição deste estudo é de que as necessidades formativas compartilhadas por meio da colaboração e da reflexão crítica possibilitam ao professor iniciante desenvolver práxis. Tem como questão norteadora: Qual a relação entre as necessidades formativas de professores iniciantes e o desenvolvimento da práxis? A pesquisa colaborativa foi realizada em duas escolas públicas, no período de 2011 a 2014, na cidade de Teresina/Piauí, desenvolvida com seis partícipes, sendo quatro professoras iniciantes do ensino fundamental, uma graduanda e uma doutoranda. O referencial teórico-metodológico é o Materialismo Histórico Dialético, que compreende o desenvolvimento humano decorrente das relações com a história e com o contexto social em que o homem tanto transforma o meio, quanto por ele é transformado. O trabalho está fundamentado nas discussões em Kopnin (1978), Vieira Pinto (1969) Cheptulin (2004), Vázquez (2007), García (1999), Freire (2005) Bakhtin (2009, 2011), entre outros, e é composto de quatro partes: a primeira destaca o ponto de partida, as âncoras da investigação, recorrendo à contextualização justificada do objeto de estudo e do estado do campo em que se encontra a categoria professor iniciante; a segunda focaliza os pressupostos teórico-metodológicos e os procedimentos de pesquisa – narrativas em diários e em entrevistas –, o processo de colaboração e de observação da prática docente das professoras iniciantes e apresenta o plano de análise-síntese a partir da interação verbal bakhtiniana; a terceira destaca as dimensões da formação decorrentes da cultura profissional docente; na quarta, o diálogo é com as práticas qualificadas como educativas, pedagógicas, docentes e práxis. O estudo ressalta que a perspectiva adotada de necessidades formativas como possibilidades da prática real de professores iniciantes ainda é incipiente no Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT08) da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) entre os anos de 2007 a 2012; interpretou necessidades formativas a partir de indicadores: teoria e prática, planejamento, condições de trabalho e compartilhamento; compreendeu as condições objetivas e subjetivas do ser e estar professor iniciante, destacando travessia e entrada na docência; analisou e relacionou o planejado e o concretamente realizado na possibilidade de produção da práxis. Os resultados focalizam a importância de referenciais colaborativos críticos com professores iniciantes, não iniciados (discente da graduação), e também para formadores na compreensão das necessidades e no desenvolvimento da práxis.