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Banca de DEFESA: FRANCISCA MARIA DA CUNHA DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCA MARIA DA CUNHA DE SOUSA
DATA: 28/07/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de defesa do PPGEd
TÍTULO:

DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL Á PRÁTICA DOCENTE ALFABETIZADORA: REELABORAÇÃO DE SABERES DOCENTES


PALAVRAS-CHAVES:

Formação Profissional. Prática Docente Alfabetizadora. Saberes Docentes.


PÁGINAS: 132
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

No âmbito deste estudo a formação profissional compreende tanto a formação inicial, quanto a formação contínua. Essa formação deve considerar as peculiaridades da prática docente e, por isso, necessita contemplar saberes diversos, considerando que a atividade do professor é multidimensional (envolve dimensões técnica, humana e político-social). A partir desse entendimento, a pesquisa tem como objeto de estudo os saberes da formação profissional de alfabetizadores como fundamento da prática docente. O estudo, neste sentido, parte da seguinte questão-problema: que saberes da formação profissional subsidiam a prática docente alfabetizadora? Em sintonia com a questão central o objetivo geral da pesquisa é: investigar os saberes da formação profissional que subsidiam a prática docente alfabetizadora. No que concerne aos objetivos específicos foram assim definidos: a) identificar os saberes, que a partir da formação profissional, os professores alfabetizadores produzem acerca da alfabetização e do letramento; b) analisar como os saberes da formação profissional respondem as demandas da prática docente alfabetizadora; c) descrever leituras e releituras que os alfabetizadores fazem acerca dos saberes da formação profissional; d) caracterizar como os professores alfabetizadores reelaboram os saberes da formação profissional diante das necessidades e desafios de suas práticas. No desenvolvimento da pesquisa os apontamentos referentes à formação profissional de professores alfabetizadores e acerca dos saberes docentes, apoiam-se nas formulações de autores, tais como: Brito (2006; 2007; 2011), Formosinho (2009), García (1999), Garcia e Zaccur (2008), Nóvoa (1992; 1995), Pimenta (1999), dentre outros. Em relação à prática docente alfabetizadora e suas peculiaridades, a investigação referenda-se contribuições de Ferreiro (2001), Kramer (2010), Soares (2010), por exemplo. No campo metodológico, trata-se de uma pesquisa narrativa. A pesquisa narrativa dá voz aos interlocutores para que possam narrar suas experiências de vida e de formação. Dar voz ao professor significa valorizar seu pensamento e suas práticas. Significa, também, valorizar a experiência dos professores como espaço de aprendizagens e de produção do saber ensinar. Os dados da pesquisa foram produzidos a partir do memorial de formação e de entrevistas narrativas. Os dados foram analisados conforme propõem Poirier, Clapier-Valladon e Raybaut (1999) numa perspectiva descritiva/interpretativa da análise de conteúdo das narrativas escritas. Os dados produzidos foram organizados nas seguintes unidades temáticas de análise: 1) histórias de alfabetizadores sobre a formação profissional; 2) formação profissional e demandas da prática; e 3) prática docente e a reelaboração dos saberes da formação profissional. A pesquisa teve como contexto escolas públicas municipais da Teresina/PI, envolvendo como interlocutores seis professores, em início de carreira, que atuam no ciclo de alfabetização. O estudo revela que os professores alfabetizadores compreendem a formação profissional como um importante contexto de aprendizagens docentes e de reelaboração de saberes. Revela, ainda, que os saberes da formação profissional são reelaborados na prática docente alfabetizadora para responder às demandas dessa prática. O estudo contribui para o entendimento sobre como se efetiva a reelaboração dos saberes da formação profissional na prática docente alfabetizadora, bem como para a compreensão das necessidades formativas do professor alfabetizador, seja no âmbito da formação inicial, seja no âmbito da formação contínua.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Externo à Instituição - IVEUTA DE ABREU LOPES - UESPI
Externo à Instituição - JOSE DA CRUZ B DE MIRANDA - UESPI
Notícia cadastrada em: 18/07/2014 10:19
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