A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA POR PROFESSORES NAS SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) NO MUNICÍPIO DE TERESINA– PI
Tecnologia Assistiva. Inclusão. Atendimento Educacional Especializado
RESUMO
No campo educacional uma das maiores batalhas tem sido a luta pela defesa de uma escola inclusiva, assim a utilização de Tecnologia Assistiva pela pessoa com deficiência tem objetivado, entre outros aspectos, o acesso à escolarização, com vistas à eliminação de barreiras para a construção do conhecimento. Nesse sentido, este estudo pretendeu investigar como é utilizada a tecnologia assistiva por professores nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) no município de Teresina, com o intuito de compreender como essa política educacional favorece esse processo. Considera-se que a Tecnologia Assistiva constitui um dos caminhos que pode facilitar a inclusão de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais. O estudo apoia-se em teóricos como Mantoan (2003; 2004) Mantoan e Santos (2010), Mazzotta (2003), Bersch (2006; 2007; 2008; 2009), Galvão Filho (2009), Parolin (2008; 2009), Mendes (2006), Garcia (2008) e Fortes-Lustosa (2011), dentre outros. A pesquisa foi desenvolvida entre os meses de junho de 2013 e março de 2014 e teve como objetivo geral investigar a investigar a utilização da tecnologia assistiva pelos professores nas salas de Atendimento Educacional Especial (AEE) no Município de Teresina – PI. A metodologia apoia-se na abordagem de natureza qualitativa do tipo descritiva. Participaram do estudo 3 professoras de escolas públicas da rede municipal de Teresina – PI, na faixa etária de 30 a 49 anos. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram a entrevista semiestruturada e a observação não participante. As análises das informações foram feitas a partir da análise de conteúdo de Bardin (2004). Entre os resultados encontrados podemos apontar que as professoras utilizam mais a Tecnologia Assistiva de baia complexidade e baixo custo, tendo apontado como dificuldades para o desenvolvimento dessa atividade a inexistência de um trabalho integrado na instituição escolar, a ausência do acompanhamento familiar e a sobrecarga de atividades do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Quanto às sugestões voltadas para o aperfeiçoamento desse expediente a difusão do conhecimento acerca da Tecnologia Assistiva na instituição e cursos de formação continuada.