AS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL NA REDE ESTADUAL DE TERESINA-PI: VIVENCIAS DE PROFESSORES NA PRÁTICA EDUCATIVA
Escola de tempo integral. Educação integral. Vivências de professores. Prática educativa.
Neste estudo que foca o tema escola de tempo integral e a prática educativa do professor realizamos uma investigação no intuito de encontramos resposta para a seguinte problemática: Que situações os professores vivencia no desenvolvimento de sua prática educativa no contexto das escolas de tempo integral da Rede Pública Estadual de Teresina-PI? Temos como pressuposto que a prática educativa dos professores que atuam nos CETI’s não se delineia a partir de uma proposta de educação integral. A partir dessa afirmativa temos como objetivo geral: Analisar as vivências na prática educativa dos (as) professores (as) que atuam na escola de tempo integral da Rede Pública Estadual de Teresina-Pi e específicos: Compreender o processo de (re) construção identitária do professor da escola de tempo integral; Traçar uma análise compreensiva sobre a educação integral e escola de tempo integral; Compreender os dilemas vivenciados pelo professor na escola de tempo integral; Descrever os investimentos formativos vivenciados pelo (a) professor (a) dos CETI,s na perspectiva de favorecer uma educação integral em tempo integral; Verificar a articulação da prática educativa do professor do CETI com os princípios do Projeto Pedagógico; Caracterizar a prática educativa do professor tecida na dinâmica pedagógica. Com esse propósito adotamos uma linha metodológica focada na pesquisa qualitativa consubstanciada pelo método da narrativa que foi desenvolvida em dois Centros de Ensino de Tempo Integral, um (01) que trabalha com Ensino Fundamental dos Anos Iniciais aos Anos Finais do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), um (01) do Ensino Médio e o outro correspondendo ao próprio sistema de ensino, todos pertencentes ao contexto da Rede de Ensino Pública Estadual de Teresina Piauí. Participam dessa pesquisa oito (06) professores que atuam nos dois centros de ensino e na sede da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Piauí, e que ingressaram na fase de implantação dos CETIs. Trata de uma pesquisa qualitativa alicerçada pela entrevista narrativa, nota de campo, questionário e consulta a documentos. Para fundamentar o trabalho recorremos como aportes no campo metodológicos Bardin (1997) e Bauer (2002); Benjamin (1994); Chizotti (1995); Lüdke; André (1986); no campo teórico Cambi (1999); Comênio (1977); Maurício (2006); Paro (2009); Teixeira (1959, 1967); Yus (2009); dentre outros. Verificamos que os professores vivenciam desafios decorrentes das condições de trabalho, e exaustiva jornada de trabalho, falta de investimento formativo e desenvolvem uma prática educativa fragmentada e incoerente aos princípios s d PPs dos CETIs. Tal realidade exige mudanças políticas, estruturais e pedagógicas com vista ao fortalecimento destes centros de ensino e ressignificação da prática educativa dos professores. Assim, consideramos emergente dentre outras necessidades, as condições de trabalho e a formação continuada dos professores Com esse estudo, almejamos que o professor reflita com consciência sobre sua vivência no cotidiano da prática educativa e busque a centralidade do seu ser e agir profissional no eixo de uma proposta curricular de educação integral.