A PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE FÍSICA: percepções do formador sobre o ensino
Prática docente. Formação de professores. Ensino de Física.
Esta pesquisa tem como objeto de estudo a prática docente do professor de Física do ensino superior. Propomos uma reflexão sobre a prática docente e a concepção e visão do professor acerca do ensino da Física. A pesquisa tem como objetivo central: “Investigar como o professor de Física desenvolve sua prática docente”. Dessa forma, resultam como objetivos específicos: 1) Identificar os papeis assumidos por professores e alunos na prática docente no curso de Física da UFPI; 2) Caracterizar a prática docente dos professores de Física, no que se refere a organização, as estratégias e avaliação do ensino 3) Analisar como os professores de Física percebem a prática docente que desenvolvem. Além da atenção com o desenvolvimento de práticas pedagógicas significativas que atendam as necessidades do futuro professor, o estudo justifica-se também por favorecer aos professores de Física a possibilidade de refletir sobre sua prática docente por meio das entrevistas semiestruturadas, como instrumentos de reflexividade, além de problematizar e investigar o ensino de Física observando também a percepção do professor sobre sua prática. O referencial teórico desse estudo teve fundamentação a partir da leitura de diversos autores, especialmente ancoradas nos estudos de Libâneo (2013), Perrenoud (1997), Hengemüher (2008), Moreira (2000), Behens (1999), Franco( 2012 ), Veiga (2011), Pimenta e Guedin (2002), André (1994), Lüdke e André (1986), Triviños (2012), Bardin ( 2011), dentre outros. Para alcançar os resultados da pesquisa e responder aos objetivos, realizamos uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa que envolveu a participação de seis professores do curso de Física da Universidade Federal do Piauí, atuantes no Centro de Ciências da Natureza, campus universitário Ministro Petrônio Portela, Teresina, Piauí, modalidade ensino presencial. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários para maior conhecimento dos sujeitos, a realização de uma entrevista semiestruturada e a observação do exercício docente em sala de aula. Os dados foram analisados, divididos em categorias, em eixos correspondentes ao objeto de estudo segundo a análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2011) que compõe-se de: pré-análise, descrição e, finalmente, a interpretação inferencial. As categorias centrais do estudo foram: percepção do formador sobre sua prática, a prática docente e o ensino de Física. Os resultados das análises indicam que os professores de Física procuram articular sua prática com os desafios da atualidade e que se preocupam também em desenvolver uma ação docente de qualidade, entretanto, admitem necessitar de maior apoio da instituição para o desenvolvimento de uma prática mais completa e efetiva, sendo sua prática mobilizada principalmente pela experiência adquirida em sala de aula. Por outro lado, a maioria dos professores mostra-se incomodados com sua prática pedagógica, haja vista ser caracterizada pela aula expositiva, pela transmissão do conteúdo e uso excessivo do livro didático, além da falta de articulação entre aulas práticas e teóricas, sendo a desmotivação dos alunos nas aulas uma constante em seus discursos.