PROFESSORAS AFRODESCENDENTES TECENDO SUAS TRAJETÓRIAS EDUCATIVAS, REVELANDO CONSTITUIÇÕES DE FEMINILIDADES
FEMINILIDADE. AFRODESCENDENCIA. IDENTIDADE. TRAJETÓRIA DE PROFESSORAS.
Os caminhos percorridos no transcurso desta pesquisa foram delineados pelo objetivo de analisar constituições de feminilidades em trajetórias de professoras afrodescendentes, a partir das suas experiências educativas em espaços escolares e não escolares. Definiu-se como objetivos específicos: descrever as trajetórias educativas de dez professoras afrodescendentes que atuam no município de São João do Piauí; conhecer suas perspectivas sobre feminilidade e afrodescendencia; captar como se autopercebem diante dessas dimensões identitárias; desvelar relações que vem influenciando nesse processo de constituição de suas feminilidades; compreender os saberes mobilizados nesse processo de constituição da feminilidade afrodescendente e suas articulações com o acesso à carreira docente. Como apoio teórico, buscou-se as contribuições de Ferreira (2010), Hall (2009), Castels (2010) que norteiam a compreensão dos processos de constituição da identidade entrelaçada a atributos culturais; Kehl (2010), Beauvoir (1975), Louro (2008), Bomfim (2010), que fundamentam a “construção social da feminilidade” e suas implicações entre as relações de gênero e o mercado de trabalho; Hull (2010), Holks (2011),Carneiro (2010), Boakari (2003; 2010) alicerçam as análises sobre a mulher afrodescendente como parte da discussão política do feminismo negro que ressalta a importância de investigações sobre trajetórias de mulheres afrodescendentes como superação de vivências discriminatórias. O método da história de vida (CHIZZOTTI, 2006) orientou a escolha da Entrevista Narrativa (SCHÜTZE, 1977; BERTAUX, 2010) como técnica de profundidade e com características específicas para colher às narrativas das professoras. As primeiras análises apontam que a constituição das feminilidades da maioria das colaboradoras, embora atravessadas por valores patriarcais, vem sendo influenciadas por valores de mulheres com perfil aguerrido no âmbito da família, de organizações sociais ou de pessoas que, em algum momento de suas vidas, participaram destes movimentos. Os processos de constituição da identidade afrodescendente das referidas docentes tiveram forte influência de valores do contexto município de São João do Piauí. Nesse percurso elas mobilizaram saberes oriundos de diferentes espaços para constituição da sua identidade feminina afrodescendente.