FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: IMPLICAÇÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS
Educação de jovens e adultos. Formação contínua. Implicações políticas e pedagogicas
O trabalho de investigação que ora apresentamos tem como objeto de estudo a formação contínua do professor da Educação de Jovens e Adultos e suas implicações políticas e pedagógicas. As discussões giram em torno do seguinte problema de pesquisa: Em que medida a formação contínua do professor da EJA contribui para o enfrentamento dos desafios vivenciados no contexto escolar? Tendo como objetivo geral desse estudo analisar a formação contínua do professor da Educação de Jovens e Adultos e sua contribuição para o enfrentamento dos desafios vivenciados no contexto escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa apoiada nos princípios da pesquisa colaborativa com os aportes teóricos Magalhães (2006; 2009), Fiorentini (2004), Desgagné (1998), Ibiapina (2007), Ferreira (2007) e Moura (2006). Para coletar os dados foram utilizados o questionário, a entrevista, o diário de campo e os Círculos de Colaboração Reflexivos realizados com dezesseis profissionais dessa modalidade de ensino do município de Pedreiras/MA. Esses instrumentos estiveram sempre ligados ao propósito de captar os dados que respondessem as três questões norteadoras do estudo, quais sejam: Como o professor da EJA se percebe no cenário da formação contínua? Que implicações políticas e pedagógicas o professor enfrenta no contexto escolar relacionadas com sua formação? Que reflexo da formação contínua se materializa na prática do professor quanto ao enfrentamento dos desafios vivenciados no contexto escolar? Essas dados foram organizados em categorias e analisados à luz da Análise de Discurso.