ALFABETIZADORAS EXPERIENTES E A CONSTITUIÇÃO DA PROFESSORALIDADE: trajetórias narradas
Prática Pedagógica. Alfabetização. Professoralidade. Pesquisa Narrativa.
Esta investigação focaliza a constituição da professoralidade alfabetizadora, tendo em vista sua relação com a problemática da alfabetização de crianças em situação de fracasso escolar. Investigar a professoralidade de alfabetizadoras experientes pode contribuir com a concretização de práticas inovadoras no âmbito do ensino da linguagem escrita. O estudo contribui, também, para pensarmos o processo de constituição da professoralidade em sua dinâmica e complexidade, pois ser professor envolve a reinvenção do saber, do saber fazer e do saber ser. A partir desse entendimento delineamos o objetivo central deste estudo: investigar a constituição da professoralidade no percurso profissional de alfabetizadoras experientes. No âmbito teórico-metodológico, o estudo fundamenta-se, entre outros, nos seguintes autores: Pereira (1996); Bolzan e Isaia (2006); (Nóvoa (1992); Soares (2010); Ferreiro e Teberosky (1999); Brito (2003); Souza (2009); Josso (2010); Guedes-Pinto (2008) dentre outros. No âmbito da dimensão teórica, a partir dos estudos de Pereira (1996) e Bolzan e Isaia (2006), entendemos a professoralidade como processo de constituição do ser professor, com implicações no redimensionamento do saber, saber ser e saber fazer. No desenvolvimento da investigação optamos pela pesquisa qualitativa, demarcando a pesquisa narrativa como método e técnica de investigação. Para tanto, utilizamos os memoriais e a entrevista narrativa como fontes de produção de dados que possibilitaram aos professores evocações sobre seus percursos profissionais, refletindo acerca de suas experiências na prática pedagógica alfabetizadora. A partir das narrativas professorais/docentes foi possível a análise dos aspectos significativos na constituição da professoralidade docente alfabetizadora. A pesquisa teve como contexto empírico cinco escolas públicas Municipais da cidade de José de Freitas e contou com a participação de cinco professoras alfabetizadoras em final de carreira. Os dados revelaram narrativas docentes singulares, explicitando o que as professoras pensam sobre suas experiências na alfabetização, particularmente sobre como se constitui a professoralidade docente.