PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: evocações a partir de registros escritos de professores.
Prática Pedagógica. Pesquisa Narrativa. Registro Escrito. Educação Infantil. Reflexão.
Esta pesquisa tem como objeto de estudo uso do registro escrito como narrativa que permite possibilita aos professores de educação infantil refletir sobre suas práticas pedagógicas. O estudo, portanto, tem como objetivo geral investigar os tipos de reflexões potencializadas através dos registros escritos sobre a prática pedagógica de professores da educação infantil. Para tanto, elege-se como objetivos específicos: 1) caracterizar a prática pedagógica de professores da educação infantil; 2) identificar os tipos e os objetivos dos registros escritos de professores da educação infantil; e 3) analisar os tipos de reflexões que emergem dos registros escritos produzidos por professores da educação infantil. A justificativa deste estudo centra-se na intenção de favorecer aos professores de educação infantil o exercício da rememoração e da reflexão na/sobre a prática. A relevância da pesquisa decorre das contribuições no desenvolvimento da reflexão sobre a prática pedagógica dos professores da educação infantil. O estudo é relevante, também, por potencializar a tomada de consciência, o exercício da reflexão sobre o agir. Para tanto, no que concerne aos aspectos teórico-metodológicos, toma-se como referência a contribuição de diferentes autores. Sobre a prática pedagógica na educação infantil, utilizou-se os estudos de Corsino (2009), Kuhlmann Jr. (2011), Krammer (1996), Oliveira-Formosinho e Azevedo (2002), Del Priore (2000), Ostetto (2010), entre outros. Na que concerne à metodologia tem como suporte principal os estudos de Bauer e Gaskell (2000), (1994), Bertaux (2010), Larrosa (1999), Connelly e Clandinin (2000), Dominicé (1988), Josso (2010) e Souza (2006). Trata-se, de um estudo de natureza qualitativa, contemplando os aspectos da pesquisa narrativa. O locus da pesquisa foi o Centro Educacional do SESC de Floriano/PI e contou com a interlocução de cinco professoras da educação infantil. Na produção de dados, utilizamos as técnicas da entrevista narrativa e a roda de conversa, além dos instrumentos dos diários da prática e dos protocolos de observação. Para analisarmos os dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, sugerido por Bardin (2011), que possibilitou a partir dos dados a organização em 03 (três) EIXOS, os quais foram: EIXO 1: Prática pedagógica na Educação Infantil e suas singularidades; EIXO 2: A prática pedagógica na educação infantil e o registro escrito; EIXO 3: O registro escrito e a reflexão na/sobre a prática pedagógica.