HISTÓRIA E MEMÓRIA DO COTIDIANO ESCOLAR: LEMBRANÇAS LITERÁRIAS DE ESCOLA (1867-1920)
Palavras-chaves: História; Memória; Literatura; Escola
O presente estudo é uma pesquisa de natureza historiográfica utilizando a literatura como fonte de pesquisa para a história da educação. Nesta pesquisa buscamos estudar a história e memória da educação piauiense a partir de obras literárias no período de 1867 a 1920. O estudo tem embasamento teórico-metodológico na nova História Cultural. Adotamos como aporte teórico, Burke (2011); Chartier (1998); Carvalho (1998); Félix (1998); Ferro (2010); Galvão e Lopes (2010); Oliveira (2001); Halbwachs (1990), dentre outros. Partimos da seguinte questão: como as memórias de escola se apresentam nas abras de literatura selecionadas: Memórias e memórias inacabadas (Humberto de Campos); As mamoranas estão florindo (Moura Rêgo); A alma Universal (Amélia Beviláqua); Trechos do meu caminho (Leônidas de Mello)? O trabalho tem como objetivo geral analisar as memórias de escola presentes nas obras selecionadas. Para tanto, delineamos alguns objetivos específicos: Compreender a partir das obras as memórias de escola dos autores; Perceber através das memórias dos autores, as representações sobre os alunos, a escola, o professor e o cotidiano escolar; Contextualizar o período em que as obras se inserem; Relacionar as narrativas contidas nas obras literárias com a história da educação. A periodização deste trabalho compreende o período de 1867 e estende-se até, 1920. Quanto a metodologia, trabalhamos basicamente como o cruzamento de dois tipos de fonte: as obras literárias e a bibliografia que discorre a respeito da história da educação. Assim, tendo em vista o caráter da pesquisa, inicialmente nos detivemos na definição das obras a serem analisadas, o passo seguinte consistiu em uma leitura sistemática das obras com o intuito de identificar e compreender os aspectos históricos educacionais. Após a exploração e interpretação dos textos selecionados, buscamos relacionar os aspectos históricos presentes nas obras com a história da educação a partir da bibliografia que discorre a esse respeito, feito isso, nos detivemos na montagem do trabalho. Deste modo, foi possível perceber, que através destas obras podemos conhecer um fragmento do cenário educacional piauiense no período em que as obras se situam. Esperamos com esse trabalho contribuir com os estudos históricos do cotidiano escolar.