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Banca de DEFESA: ADRIANA DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA DE SOUSA
DATA: 27/02/2015
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Defesa do PPGED
TÍTULO:

 

CONSTITUIÇÕES DE FEMINILIDADES DE PROFESSORAS
AFRODESCENDENTES “ENTRE CONTEXTOS” DE SÃO JOÃO DO PIAUÍ


PALAVRAS-CHAVES:

 

Feminilidade; Afrodescendencia; Identidade; Trajetória de professoras.

 

 


PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Rural
RESUMO:

 

 

RESUMO

A identidade racial e a construção da feminilidade, em determinadas culturas e contextos sociais, podem ser visibilizadas ou invisibilizadas. De que forma? Como ocorre o processo de constituição da dimensão feminina na identidade de mulheres afrodescendentes? Quais elementos compõem as dimensões da feminilidade e da afrodescendencia parte da identidade de mulheres professoras? Existem articulações entre as dimensões da identidade feminina afrodescendente e a chegada à carreira docente? Como ocorrem estas articulações? Com o intuito de responder estas questões, a pesquisa realizada analisou trajetórias educativas de dez professoras afrodescendentes que atuam no município de São João do Piauí. As contribuições de Ferreira (2010), Hall (2006), Castels (2008) que norteiam a compreensão dos processos de constituição da identidade entrelaçada a atributos culturais; Kehl (2010), Beauvoir (1975), Louro (2008), Bomfim (2010), fundamentam a “construção social da feminilidade” e suas implicações entre as relações de gênero e o mercado de trabalho; Crénshaw (2013), Carneiro (2014),Boakari (2003; 2010) e Motta (2008) alicerçam as análises sobre a interseccionalidade entre raça, classe e gênero da história de  mulheres afrodescendentes e a importância de investigações sobre suas trajetórias. Trata-se de pesquisa com base nos procedimentos do método (auto)biográfico (CHIZZOTTI, 2006; SCHÜTZE, 1977; BERTAUX, 2010). As análises apontam que a constituição das feminilidades da maioria das interlocutoras, embora atravessadas por valores patriarcais, vem sendo influenciadas por valores de mulheres com perfil aguerrido no âmbito da família, da profissão docente e de organizações sociais. Os processos de constituição da identidade afrodescendente das interlocutoras tiveram forte influência de valores do contexto social de São João do Piauí, contribuindo para que o processo de cada uma seja singular e plural ao mesmo tempo. Assim, os saberes oriundos de diferentes espaços e da astúcia de cada professora abordada, foram mobilizados para constituição da sua identidade feminina afrodescendente.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167670 - MARIA DO CARMO ALVES DO BOMFIM
Interno - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Interno - 423552 - FRANCIS MUSA BOAKARI
Externo ao Programa - 423633 - RITA DE CASSIA CRONEMBERGER SOBRAL
Externo à Instituição - DIOMAR DAS GRAÇAS MOTTA - UFMA
Notícia cadastrada em: 27/01/2015 09:51
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