A formação inicial e os sentidos de docência de professores-estudantes do Plano Nacional de Professores da Educação Básica-PARFOR, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí-UFPI.
Palavras-chave: Formação inicial de professores. Etnometodologia. Etnografia. Docência. PARFOR.
O estudo tem como objetivo geral compreender os sentidos de docência dos professores-estudantes do Plano Nacional de Professores da Educação Básica-PARFOR do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí–UFPI presentes nas relações estabelecidas entre a formação inicial, o contexto da escola pública e suas implicações no cenário curricular deste Plano. De maneira específica objetivamos investigar as perspectivas dos professores-estudantes do PARFOR acerca da formação inicial; apreender os sentidos de docência/ser professor, dos professores-estudantes do PARFOR; compreender as contribuições do PARFOR na formação e reconstrução do sentido de docência dos professores-estudantes. Diante da aproximação com o campo de formação de professores definimos a seguinte questão: Que relações podem ser estabelecidas entre a formação inicial e os sentidos de docência de professores-estudantes do PARFOR, do curso de Pedagogia da UFPI? Pretendemos, a partir do objeto de estudo que se consubstancia nos sentidos de docência que os estudantes-professores desenvolvem em processo de formação no PARFOR e aqueles construídos antes dessa formação, alcançar compreensões em torno do questionamento partindo do pressuposto de que a formação inicial constitui o espaço e possibilidade de construção do processo formativo e, consequentemente, do sentido de docência, vivenciado nas experiências como professores da Educação Básica. Fundamenta-se nos princípios da Etnometodologia e adota como método de investigação o etnográfico por possibilitar, conforme esclarece Coulon (2008, p 44) uma “visão de dentro”. Assim os conceitos-chave oriundos da Etnometodologia, elegendo a noção de membro para ser trabalhada na perspectiva do pesquisador. Está no campo e permanecer nele é uma condição construída no contato próximo que esse mantém com o grupo, aproximando-se das ordens naturais que são desenvolvidas pelos agentes sociais no campo. O campo empírico se constitui de 35 (trinta e cinco) professores-estudantes do 5º período do curso de Pedagogia que foram observados em momentos formativos. Desse total 03 (três) concordaram em participar efetivamente da pesquisa em contextos da prática. Utiliza como procedimento metodológico a observação participante e as narrativas, tendo como suporte o uso do diário de campo. Adota como aportes teóricos Josso (2004), Macedo (2010) García (1999), Gatti (2011), Brzezinski (2008) que discutem formação de professores e Coulon (1995), Giddens (1999), Angrosino (2009), dentre outros que tratam sobre Teoria a Etnometodologia como fundamento para a operacionalização da etnografia enquanto metodologia. Os dados construídos estão em processo de análise e sistematização e direcionam para uma compreensão da formação como eixo fecundo e facilitador da prática docente.