A política do transporte escolar na rede municipal de educação de Teresina
Política Educacional; Financiamento da Educação, Transporte Escolar.
A dissertação apresenta os resultados da pesquisa que teve por objetivo investigar a política de financiamento e de atendimento do transporte escolar dos estudantes das escolas públicas municipais de Teresina (PI), no período de 2012 e 2013. Considerando a relevância da política de transporte para muitos estudantes teresinenses, o montante de recursos envolvidos e a qualidade dos serviços prestados, a investigação foi direcionada pela seguinte questão de pesquisa: quais os condicionantes da política do transporte escolar no que concerne ao financiamento e ao atendimento realizado aos estudantes das escolas da Rede Pública Municipal de Educação de Teresina. A metodologia do trabalho foi baseada na abordagem quali-quantitativa, uma vez que agregou dados qualitativos e quantitativos referentes à política do transporte escolar, envolvendo momento de estudo documental e bibliográfico, além da observação das reuniões da Câmara do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) do Município de Teresina (PI) e da realização de vistoria de veículos que realizam o transporte escolar na zona rural e urbana da cidade. As fontes documentais privilegiadas no estudo foram: a legislação nacional e local que trata do transporte escolar; as atas e relatórios emitidos pela Câmara do Fundeb; as prestações de contas da Secretaria Municipal de Educação referentes ao transporte escolar e os dados de Censo Escolar. No âmbito das produções bibliográficas, as temáticas política educacional, financiamento da educação e transporte escolar foram analisadas, tendo como referências principais Melchior; Pinto; Cruz; Souza; Paz e Hochuli. O estudo revelou que, nos anos de 2012 e 2013, do total de alunos matriculados na rede municipal, 12% e 20%, respectivamente, utilizaram o transporte escolar. A análise da prestação de contas das despesas efetivadas com o transporte escolar terceirizado no município, principal forma de oferta, demonstrou o dispêndio de 91% do total de recursos com esta modalidade de oferta. As fontes para tais despesas decorreram do Programa Nacional Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) e dos recursos oriundos do Fundeb e de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE). A pesquisa demonstrou que a participação federal na política, por intermédio do Pnate, apresenta limitações quanto ao montante de recursos envolvidos, de apenas 6%, e quanto à restrição de uso dos recursos apenas para o transporte escolar rural. Embora os custos com transporte escolar no município de Teresina tenham sido representativos, a maioria dos veículos é inadequada ao transporte dos alunos, pois está fora das especificações para esta política no Brasil, o que sinaliza para a necessidade de um maior acompanhamento e controle realizado pela Câmara do Fundeb e demais órgãos de fiscalização. A pesquisa evidenciou como condicionantes da política financiamento e atendimento ao transporte escolar os seguintes elementos: disponibilidade de recursos municipais e federais; demanda de alunos pelo transporte; distribuição geográfica das escolas; priorização da oferta mediante a contratação de serviço terceirizado e disputa de interesses econômicos no processo de escolha das empresas.