PRÁTICA EDUCATIVA PROBLEMATIZADORA E SUA RELAÇÃO COM AS PRÁTICAS CRIATIVAS: PESQUISA COLABORATIVA COM UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Problematização. Práticas criativas. Resolução de problemas de matemáticos. Formação docente. Colaboração.
A tese fundante deste trabalho investigativo é a de que em colaboração, a problematização possibilita o desenvolvimento de práticas criativas do professor na resolução de problemas matemáticos no ensino fundamental. Esta proposição parte da questão norteadora: Qual a relação da prática educativa problematizadora com as práticas criativas desenvolvidas na resolução de problemas matemáticos pelo professor do 6º ano do ensino fundamental? Tem como objetivo geral: Investigar, colaborativamente, a partir da problematização, a relação da prática educativa com as práticas criativas desenvolvidas na resolução de problemas matemáticos pelo professor do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Parnaíba. E, os objetivos específicos: caracterizar, em colaboração, as práticas de resolução de problemas desenvolvidas por um professor de matemática do ensino fundamental; interpretar o potencial das práticas educativas problematizadoras para o desenvolvimento de práticas criativas na resolução de problemas matemáticos; analisar a relação da prática educativa problematizadora com práticas criativas desenvolvidas por um professor de matemática. O trabalho investigativo foi desenvolvido com um (01) professor de matemática do ensino fundamental de uma escola pública do município de Parnaíba-PI. A pesquisa utiliza os princípios do Método Materialismo Histórico Dialético e da teoria sócio-histórica e da Pesquisa Colaborativa e está fundamentada em Marx (2002 ), Afanasiev (1968 ) Prado Jr (2002), Vigotski (1989, 2001, 2007), Ibiapina (2003, 2008, 2011) Ferreira ( ) Vázquez (2007), Freire (2005, 2010), Liberali (2010), Moran; John-Stein (2003), Magalhães (2004, 2009), entre outros. A pesquisa usa o encontro colaborativo, a entrevista diagnóstica, a observação colaborativa e a sessão reflexiva como procedimentos metodológicos de construção dos dados. A análise de dados tem como base os estudos de Pontecorvo (2005) no que tange as modalidades de desenvolvimento do pensamento presentes nos discursos dos partícipes. A pesquisa explicita o potencial da prática educativa problematizadora para o desenvolvimento de práticas criativas na resolução de problemas matemáticos. E, ainda, busca ratificar a importância da colaboração para o desenvolvimento da reflexividade que torna possível a compreensão e a reconstrução das práticas educativas utilizadas na resolução de problemas matemática na sala de aula, bem como dos contextos e dos indivíduos que deles participam.