A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: O FAZER DO PROFESSOR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE TERESINA
Avaliação da aprendizagem; Educação Infantil; Prática pedagógica.
Esta pesquisa tem como objeto de estudo a prática avaliativa no processo de ensino e aprendizagem no contexto Educação Infantil. O objetivo é analisar como os professores da educação infantil, da rede municipal de ensino de Teresina, realizam a avaliação da aprendizagem para acompanhar o desenvolvimento da criança nesta etapa da educação. Especificamente, pretende descrever a prática avaliativa desses professores, identificando os instrumentos utilizados no processo de ensino aprendizagem da Educação Infantil. A intenção é, também, caracterizar a proposta de avaliação da escola tomando como base os Referenciais Curriculares da Educação Infantil do Município de Teresina. O aporte teórico aborda a Educação Infantil, focalizando o desenvolvimento e a aprendizagem (FONTANA; CRUZ, 1997; DE LA TAILLE; OLIVEIRA; DANTAS, 1992; VYGOTSKY, 1998; FERREIRO; TEBEROSKY, 1999) e a prática avaliativa (SAUL, 1995; PERRENOUD, 1999; HOFFMANN, 2002; SILVA, 2010). Trata-se de investigação de natureza qualitativa-exploratória, tipo estudo de caso, na qual utilizamos as técnicas da entrevista e a observação participante (MINAYO, 1994; OLIVEIRA, 2007). Os sujeitos foram três professores efetivos que trabalham no segundo período da Educação Infantil, em Centros Municipais de Educação Infantil de Teresina. A análise e interpretação dos dados foram efetivadas com o apoio da técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977), para auxiliar na classificação dos elementos identificados e no reconhecimento da relação entre eles. Os resultados incidirão sobre a reflexão da relevância da avaliação como instrumento de melhoria de práticas de ensino na educação infantil e, consequentemente do desenvolvimento da criança em sua integralidade.