Prática Pedagógica em contexto socioeducativo: ultrapassando a fronteira das grades pela via da colaboração
Prática pedagógica. Medida socioeducativa. Colaboração.
O presente trabalho apresenta reflexões sobre a proposta pedagógica desenvolvida em contexto socioeducativo e teve como objetivo central analisar colaborativamente a prática pedagógica desenvolvida por professoras que atuam no Centro Educacional Masculino- CEM. Para tanto, adotamos a Pesquisa Colaborativa enquanto modalidade de pesquisa em que os partícipes trabalham conjuntamente e se apóiam mutuamente visando atingir objetivos comuns negociados pelo coletivo do grupo. Esta proposta de trabalho também esteve ancorada na abordagem Sócio-Histórica proposta por Vygotsky (1996/2001) por compreendermos que as partícipes que fizeram parte do objeto investigado não seriam vistas como seres estáticos, mas em constante interação com outros sujeitos e com outros contextos culturais determinados e historicamente dependentes. Assim, buscamos fundamentação em Desgagné (1997), Ibiapina (2007/2008), Ferreira (2006), Freire (1987/ 2009) Giroux (1997), entre outros. Visando melhor sistematização, esta dissertação está organizada em cinco seções: A primeira intitulada o cata-vento indica a direção dos ventos, discutimos a construção da temática e os objetivos do estudo. A segunda seção denominada o cata-vento em movimento: eis a pesquisa, descrevemos a trajetória e o percurso trilhado na pesquisa discutindo o referencial teórico-metodológico, caracterizando a pesquisa, explicitando princípios e procedimentos metodológicos, bem como, os procedimentos analíticos da pesquisa. Na terceira seção apresentamos unidade descritiva intitulada ventos que giram a favor da implantação do CEM, onde discorremos sobre a origem das medidas socioeducativas no Brasil à luz da historicidade e de marcos legais, bem como a visão de adolescência na perspectiva da psicologia do desenvolvimento e da abordagem Sócio-Histórica. A quarta seção intitulada ventos que favorecem análise da prática pedagógica, é subdivida em dois momentos: significações de prática pedagógica socialmente produzidas e identificando ventos discursivos e caracterizando ventos práticos, onde destacamos o percurso formativo e profissional das partícipes, discutimos os sentidos e significados compartilhados de prática pedagógica e caracterizamos a prática pedagógica desenvolvida por duas partícipes. Na quinta seção intitulada uma pausa nestes ventos que abre caminho para outros cata-ventos apresentamos as considerações finais, destacando que as práticas pedagógicas desenvolvidas pelas professoras partícipes apresentam-se predominantemente como prática pedagógica eclética. Ou seja, com características de prática pedagógica conservadora e prática pedagógica tecnicista.