Banca de DEFESA: DRYELLE PATRICIA SILVA E SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DRYELLE PATRICIA SILVA E SILVA
DATA: 31/07/2024
LOCAL: Sala de Defesa do PPGED
TÍTULO: A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM BOM JESUS/PI: UM OLHAR SOBRE OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA E OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO PRESENTES NA BNCC
PALAVRAS-CHAVES: BNCC. Educação infantil. Prática docente. Teoria da Atuação. Etnometodologia.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação

O estudo delineado como “A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM BOM JESUS/PI: UM OLHAR SOBRE OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA E OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO PRESENTES NA BNCC”, associado à linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas da Docência do Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGED/UFPI tem como objetivo geral: Compreender a atuação das professoras da Educação Infantil a partir dos campos de experiência e dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento estabelecidos na BNCCEI. E de maneira específica a) Interpretar a BNCC como política de currículo e a sua organização no contexto da Educação Infantil; b) Demonstrar se os campos de experiência e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento possibilitam a experimentação, o faz- de - conta e as brincadeiras, garantindo o desenvolvimento integral da criança; c) Descrever a prática do professor da Educação Infantil, considerando os campos de experiência e dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, temos como problemática: Como as professoras atuam na Educação Infantil a partir dos campos de experiência e dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento estabelecidos na BNCCEI? Assim defendemos a seguinte tese: Para interpretar e desenvolver os campos de experiência e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento em sua prática, as professoras da Educação Infantil, precisam desenvolver diálogos formativos que permitam discutir desafios e inquietações que possibilitem nas suas atuações momentos na rotina para a experimentação, as fantasias a partir do faz-de-conta e das brincadeiras, pois eles são eixos norteadores do desenvolvimento integral da criança. Para responder essa tese partimos do pressuposto de que os diálogos formativos podem propor discussões que auxiliem nas práticas das professoras da Educação Infantil, minimizando as inquietações e os desafios referente aos campos de experiência e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, e possibilitando na atuação docente a experimentação, as fantasias a partir do faz-de-conta e as brincadeiras.  O percurso teórico-metodológico é a Etnometodologia, que contempla as práticas cotidianas dos atores sociais e suas interpretações sobre a realidade vivida, sendo essas ações essenciais para compreender a realidade social, nos fundamentamos nos seguintes pesquisadores: Garfinkel e Alain Coulon. O campo são duas escolas da Educação Infantil da rede pública do município de Bom Jesus/ PI e duas interlocutoras (atuam em escolas distintas). Utilizamos como dispositivos de produção dos dados a Observação Participante (acompanhada do diário de campo) e o Memorial de Prática. Como suporte para interpretar a política de currículo realizamos o estudo do Ciclo de Políticas para dialogar a partir da teoria da Atuação (no campo da política) e apontamos os conceitos da Etnometodologia para compreender as práticas e os etnométodos das professoras da Educação Infantil. Os resultados da pesquisa, demonstram que as professoras da Educação Infantil mesmo vivendo e atuando em escolas diferentes passam por desafios semelhantes, como: a ausência de formações, diálogos ou discussões que apontem possíveis práticas ou reflexões referentes aos campos de experiência e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento a partir das associações ou interligações entre o material e as orientações do Programa do Instituto Alfa e Beto com a  BNCCEI, fazendo uso de  metodologias próprias para desenvolver as brincadeiras, o faz-de-conta, as fantasias e as experimentações. Dessa maneira, as professoras da Educação Infantil atuam na perspectiva de interpretar os campos de experiência e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, vislumbrando o desenvolvimento integral da criança, porém elas sofrem pressões que podem inibir algumas práticas lúdicas em sala de aula.

Presidente - 9045235 - NEIDE CAVALCANTE GUEDES
Interno - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO