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Banca de DEFESA: DIRNO VILANOVA DA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIRNO VILANOVA DA COSTA
DATA: 22/11/2024
HORA: 14:00
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
TÍTULO: CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE E A PRODUÇÃO DE SIGNIFICAÇÕES SOBRE "SER PROFESSOR” EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SRN-PI
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Médio. Condições objetivas/ subjetivas de trabalho. Ser professor. Formação humana.
PÁGINAS: 300
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

Esta pesquisa de doutorado versa sobre as  condições de trabalho docente e a produção de significações sobre "ser professor” em escolas de ensino médio do município de SRN-PI. Vincula-se à linha de pesquisa Formação Humana e Processos Educativos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. Tem como problema de pesquisa a seguinte questão: Como se constituem as significações produzidas pelos docentes que atuam nas escolas de ensino médio de São Raimundo Nonato sobre “ser professor” mediante as condições objetivas e subjetivas de trabalho a que são submetidos? O objetivo geral foi analisar as  significações produzidas pelos docentes que atuam nas escolas de ensino médio de São Raimundo Nonato sobre “ser professor” mediante as condições objetivas e subjetivas de trabalho a que são submetidos. Esta pesquisa é caracterizada como histórico-crítica e foi realizada com a participação de 4 (quatro) professores (as) que atuam  na rede estadual do ensino médio do município de São Raimundo Nonato-PI e tem como fundamento teórico e metodológico o Materialismo Histórico-dialético, a Psicologia Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas reflexivas e analisados a partir dos Núcleos de Significação, elaborados por Aguiar e Ozella (2013;2015). O  movimento analítico  levou à constituição de  três núcleos de significação. No primeiro núcleo, destacam-se as significações que medeiam os modos de ser, pensar, sentir e agir dos professores do ensino médio que trabalham em condições precárias. O segundo núcleo evidencia as significações relacionadas aos impactos da pandemia no trabalho docente e nas condições de estudo dos alunos. Já no terceiro núcleo, as significações com maior ênfase são aquelas que abordam as condições de ensino e aprendizagem no contexto do novo ensino médio. As zonas de sentidos  apreendidas foram explicadas principalmente por meio das categorias significado e sentido, atividade, consciência e objetividade/subjetividade. Tais categorias ajudaram a explicar que os docentes vivenciam sua profissão em  condições precárias de trabalho, reverberando em adoecimento. A tese que se confirma a partir dos resultados da investigação é a de quando as condições objetivas de trabalho são desfavoráveis, os docentes tendem a produzir uma consciência sobre ser professor que limita a capacidade realizar práticas educativas humanizadoras, uma vez que estão submetidos a uma realidade de trabalho desumanizadora.  A conclusão da pesquisa aponta que a política neoliberal tem reverberado na educação básica no município de São Raimundo Nonato(PI), provocando a  desvalorização da profissão docente, adoecimento, excesso de trabalho, insegurança e perda de identidade. A pesquisa revelou ainda que dois elementos se destacam nesse processo, a vivência da docência durante a pandemia do Covid-19 e a implementação da BNCC. Ambos os processos reúnem elementos da realidade objetiva que tem contribuído para a produção de significações que medeiam a  degradação das subjetividades dos profissionais do ensino médio em São Raimundo Nonato (PI).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 2571057 - MARIA ESCOLASTICA DE MOURA SANTOS
Interno - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Interno - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Externo à Instituição - 708.360.004-04 - JÚLIO RIBEIRO SOARES - UERN
Externo à Instituição - 130.851.313-53 - DOMINGOS LEITE LIMA FILHO - UTFPR
Externo à Instituição - 782.720.923-87 - RAIMUNDO NONATO MOURA OLIVEIRA - UEMA
Notícia cadastrada em: 11/11/2024 07:48
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