Esta pesquisa de doutorado versa sobre as condições de trabalho docente e a produção de significações sobre "ser professor” em escolas de ensino médio do município de SRN-PI. Vincula-se à linha de pesquisa Formação Humana e Processos Educativos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí. Tem como problema de pesquisa a seguinte questão: Como se constituem as significações produzidas pelos docentes que atuam nas escolas de ensino médio de São Raimundo Nonato sobre “ser professor” mediante as condições objetivas e subjetivas de trabalho a que são submetidos? O objetivo geral foi analisar as significações produzidas pelos docentes que atuam nas escolas de ensino médio de São Raimundo Nonato sobre “ser professor” mediante as condições objetivas e subjetivas de trabalho a que são submetidos. Esta pesquisa é caracterizada como histórico-crítica e foi realizada com a participação de 4 (quatro) professores (as) que atuam na rede estadual do ensino médio do município de São Raimundo Nonato-PI e tem como fundamento teórico e metodológico o Materialismo Histórico-dialético, a Psicologia Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas reflexivas e analisados a partir dos Núcleos de Significação, elaborados por Aguiar e Ozella (2013;2015). O movimento analítico levou à constituição de três núcleos de significação. No primeiro núcleo, destacam-se as significações que medeiam os modos de ser, pensar, sentir e agir dos professores do ensino médio que trabalham em condições precárias. O segundo núcleo evidencia as significações relacionadas aos impactos da pandemia no trabalho docente e nas condições de estudo dos alunos. Já no terceiro núcleo, as significações com maior ênfase são aquelas que abordam as condições de ensino e aprendizagem no contexto do novo ensino médio. As zonas de sentidos apreendidas foram explicadas principalmente por meio das categorias significado e sentido, atividade, consciência e objetividade/subjetividade. Tais categorias ajudaram a explicar que os docentes vivenciam sua profissão em condições precárias de trabalho, reverberando em adoecimento. A tese que se confirma a partir dos resultados da investigação é a de quando as condições objetivas de trabalho são desfavoráveis, os docentes tendem a produzir uma consciência sobre ser professor que limita a capacidade realizar práticas educativas humanizadoras, uma vez que estão submetidos a uma realidade de trabalho desumanizadora. A conclusão da pesquisa aponta que a política neoliberal tem reverberado na educação básica no município de São Raimundo Nonato(PI), provocando a desvalorização da profissão docente, adoecimento, excesso de trabalho, insegurança e perda de identidade. A pesquisa revelou ainda que dois elementos se destacam nesse processo, a vivência da docência durante a pandemia do Covid-19 e a implementação da BNCC. Ambos os processos reúnem elementos da realidade objetiva que tem contribuído para a produção de significações que medeiam a degradação das subjetividades dos profissionais do ensino médio em São Raimundo Nonato (PI).