Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELISA BENJAMIM MAPOSSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELISA BENJAMIM MAPOSSA
DATA: 29/11/2024
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO: O CURRÍCULO DAS ESCOLAS DO CAMPO: AS ESTRATÉGIAS POLÍTICO- PEDAGÓGICAS ADOTADAS NA ECOESCOLA THOMAS A KEMPIS
PALAVRAS-CHAVES: Educação do Campo; Currículo; Contextualização; Estratégias Pedagógicas
PÁGINAS: 77
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
RESUMO:

Os debates sobre a Educação do Campo surgem, na década 1990, no contexto das lutas dos povos do campo pelo direito à terra, à dignidade e à educação, portanto, sem este ligada ao movimento de resistência dos camponeses e suas ações pela construção de um projeto de campo menos desigual, mais justo e sustentável. Neste contexto, a Educação do Campo assumiu também a a luta contra a visão marginalizada que tem sido propagada pelas mídias, os livros didáticos e nos curriculos escolares, que associa o campo ao lugar do atraso, sendo entendido como um lugar marginalizado. Diante deste contexto, esta pesquisa foi desenvolvida a partir da seguinte questão problema: Quais as estratégias políticas- pedagógicas adotadas pela Ecoescola Thomas a Kempis, visando o desenvolvimento de práticas curriculares que contemplem a realidade sociocultural dos jovens do campo? Neste caso, teve como objetivo geral: investigar as estratégias político-pedagógicas adotadas pela Ecoescola Thomas a Kempis, visando o desenvolvimento de práticas curriculares que contemplem a realidade sociocultural dos jovens do campo. De modo especifico, buscamos: Identificar e descrever as atividades educativas desenvolvidas na Ecoescola voltadas à investigação da realidade do campo; Compreender como os conhecimentos abordados nas diferentes disciplinas favorecem uma reflexão crítica sobre a realidade do campo; analisar os desafios enfrentados pelos professores no âmbito do desenvolvimento das atividades educativas voltadas a realidade da educação do campo. A pesquisa desenvolvida na Ecoescola Thomas a Kampis, localizada no território rural, do Município de Pedro II, no Estado do Piauí, a partir das contribuições da abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de construção dos dados da pesquisa: a entrevista semiestruturada e análise documental. Com relação aos participantes da pesquisa, contamos com um total de 8 participantes, dentre eles: uma (1) coordenadora, três (3) professores (as) e quatro (4) alunos (as).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1703312 - ELMO DE SOUZA LIMA
Interno - 2571057 - MARIA ESCOLASTICA DE MOURA SANTOS
Interno - 2534413 - MARLI CLEMENTINO GONCALVES
Externo à Instituição - 790.028.545-87 - FÁBIO DANTAS DE SOUZA SILVA - UEFS
Externo à Instituição - 443.049.862-87 - ROSEMERI SCALABRIN - IFPA
Notícia cadastrada em: 25/11/2024 07:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 26/12/2024 11:18