O crescimento da pesquisa brasileira, no âmbito acadêmico nacional e internacional, é um fenômeno social em ascensão, desde os anos 1990, inclusive no campo do financiamento da educação. O esforço para compreender o modo de produção dessas pesquisas e as relações constituídas pelos pesquisadores nesse processo remete à necessidade de estudos que mapeiem as redes de pesquisa colaborativa, visando apreender a formação e o desenvolvimento dessas redes e sua inserção no mundo acadêmico. Neste sentido, o presente estudo se orientou pela seguinte questão problematizadora: como se constituem e atuam as redes de pesquisa que produzem conhecimento sobre Financiamento da Educação no campo Política Educacional nos Programas de Pós-Graduação em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Nordeste brasileiro? No intento de responder a problemática anunciada, a pesquisa tem como objetivo analisar o processo de constituição e atuação das redes de pesquisa que produzem conhecimento em Financiamento da Educação nos PPGEs das IFES da região Nordeste. Em consonância com o objetivo da investigação, o estudo parte da tese de que as redes se constituem como alianças colaborativas que envolvem diferentes instituições e pesquisadores, com diversos graus de formação, como estratégia que contribui para o aumento da produção científica do conhecimento, conquistando espaços para ascensão de temáticas emergentes dentro da área em colaboração, fortalecendo e visibilizando, assim, o campo estudado nas comunidades científicas. O referencial teórico baseia-se nas contribuições de Pierre Bourdieu sobre a noção de campo e habitus, de autores que abordam os processos instituintes e instituídos para formação de grupos e redes de pesquisa em colaboração na área da educação (Maia; Caregnato, 2008; Mocelin, 2009; Leite; Lima, 2012; Miorando; Leite, 2012; Guimarães, 2018; Mainardes, 2021a, 2022a, entre outros), bem como de estudos que discutem aspectos sobre a história e a produção do conhecimento do campo da política educacional (Gatti, 2001; Santos, 2008; Stremel, 2016, entre outros). A pesquisa, de natureza quanti-qualitativa, caracteriza-se como bibliográfica, documental e de campo, envolvendo a coleta e a sistematização de uma série de dados e documentos da Capes e registros sobre a história das instituições da comunidade científica no campo educacional; currículos dos pesquisadores disponibilizados na Plataforma Lattes/CNPq; e produções sobre redes e grupos de pesquisa obtidos nas plataformas digitais. Na pesquisa de campo realizou-se 11 entrevistas semiestruturadas com os pesquisadores dos PPGEs das IFES nordestinas e os coordenadores de pesquisas nacionais parceiras desses programas. A análise das entrevistas foi conduzida por meio da Análise de Conteúdo, conforme proposta por Bardin (2016). Os resultados demonstram que a maioria dos projetos de pesquisa está alinhada às Linhas de Pesquisa de/sobre Política Educacional; que os projetos desenvolvidos em rede partem de um eixo temático específico ou subtemas que se abrem dele. Na caracterização geral do perfil acadêmico do pesquisador em financiamento da educação, verificou-se que prevalece a formação acadêmica (graduação em pedagogia, mestrado em educação e doutorado em educação) no Brasil, com uma quantidade expressiva (35%) de docentes com acesso aos centros de pesquisa no exterior (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Espanha, França, Inglaterra e Portugal) para realização de pós-doutorado.