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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARLIA FERREIRA RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARLIA FERREIRA RIBEIRO
DATA: 05/12/2025
HORA: 14:30
LOCAL: SALA DE DEFESA
TÍTULO: Sociopoetizando o Visitante: Juventudes Pensadoras dos Medos na Escola Pública
PALAVRAS-CHAVES: Juventudes; Medo; Escola; Sociopoética.
PÁGINAS: 136
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO:

RESUMO

Esta pesquisa está inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí - UFPI, na linha de educação diversidades/diferença e inclusão, noNúcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Cidadania - NEPEGECI e do Observatório das Infâncias, Juventudes e Violências na Escola – OBIJUVE. A partir de provocações feitas por um inventário realizado durante a Iniciação Científica em dissertações Sociopoéticas, e de relatos de experiências, pessoais e de outros, sobre o medo na escola. A partir dessa, foi identificado o tema da pesquisa que é o medo na escola, delimitado: O medo e sua influência sobre o modo como os jovens habitam a escola pública de ensino médio em Teresina. Que resultou no problema da pesquisa, que seja: Quais os medos que atravessam os corpos das/dos jovens na escola pública de ensino médio e que influenciam no seu modo de habitar esse território? Desta forma, a pesquisa tem como objetivo geral investigar os medos que atravessam os corpos das/dos jovens no seu modo de habitar na escola pública de ensino médio, pensado para definir o propósito principal da pesquisa, e os objetivos específicos: Identificar os medos das/dos jovens da/na escola pública; compreender a influência dos medos no modo de habitar das/dos jovens no território escolar; e perceber os modos de resistência dessas/es jovens para superar os medos. A fundamentação teórica traz a discussão sobre juventudes, medo e território da pesquisa, com Groppo (2017), Hooks (2013), Mbembe (2018), Santos (2021), Caponi e Daré (2020), Butler (2019), Adad (2012), Baumann (2011,2022), Safatle (2016), Goleman (1996), Pacheco (2008), Ferreira (2018), entre outros. O método utilizado é a Sociopoética, Adad (2014), Gauthier (2012,2016,2024), por propiciar a escuta das juventudes sobre os medos que a afligem. O grupo-pesquisador é constituído pela facilitadora, o co-facilitador e seis (6) jovens discentes do Instituto Federal do Piauí - Central, jovens com idade entre dezesseis e dezessete anos, cinco (5) do sexo feminino, e 1(um) do sexo masculino, chamadas copesquisadoras. 

  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1728592 - SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD
Interno - 1714610 - MARIA DO SOCORRO BORGES DA SILVA
Interno - 1287708 - ROSANA EVANGELISTA DA CRUZ
Externo ao Programa - 2202447 - MARIA NORANEIDE RODRIGUES DO NASCIMENTO
Externo ao Programa - 4221710 - MARIA ROSANGELA DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 14/11/2025 10:18
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