Notícias

Banca de DEFESA: MARQUELE DE MOURA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARQUELE DE MOURA SANTOS
DATA: 26/11/2025
HORA: 14:00
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
TÍTULO: NEGACIONISMO E ENSINO DE GEOGRAFIA: SIGNIFICAÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Negacionismo; Ensino de geografia; Formação humana; Ensino médio, Bolsonarismo.
PÁGINAS: 394
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem
RESUMO:

Esta pesquisa, vinculada à linha de Formação Humana e Processos Educativos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (PPGED/UFPI), investiga o fenômeno Negacionismo e Ensino de Geografia: significações de estudantes do ensino médio. Parte da seguinte problemática: o que as significações de estudantes do ensino médio revelam sobre o negacionismo e suas reverberações no processo de formação humana no ensino de Geografia, no contexto do bolsonarismo? O objetivo geral é compreender as reverberações do negacionismo na formação humana de estudantes do ensino médio, a partir de suas significações sobre o ensino de Geografia. Os objetivos específicos consistem em: analisar as significações produzidas acerca do negacionismo científico; examinar a percepção dos estudantes sobre o papel da educação e do ensino de Geografia no enfrentamento do negacionismo; e identificar os limites e possibilidades do processo de formação humana a partir da escola. O estudo fundamenta-se no materialismo histórico-dialético, na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica,  que compreendem a formação humana como processo histórico e a educação como atividade social que medeia a apropriação da humanidade nos seres humanos.  A pesquisa de natureza crítica teve como  campo empírico  uma escola pública estadual de Picos-PI, com participação de 12 estudantes de ensino médio: todos responderam a um questionário inicial e, destes, 10 integraram os grupos focais. Para a organização e análise dos dados, utilizou-se a técnica dos núcleos de significação. Os resultados apontam que as significações estudantis articulam condições objetivas (histórico-sociais) e condições subjetivas (vivências), revelando que a consciência sobre o negacionismo é atravessada por determinações sociais, ideológicas, políticas e afetivas. Os jovens reconhecem a educação e o ensino de Geografia como fundamentais para enfrentar o negacionismo e, mesmo diante de obstáculos concretos, emergem brechas formativas para o desenvolvimento da consciência crítica. O processo de formação humana escolar, assim, apresenta limites como condições materiais precárias e ideologias dominantes, mas também possibilidades de resistência. Conclui-se que, quando orientadas por referencias emancipatórios, as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola,    mostram-se eficazes em socializar o saber científico, promover a formação humana e reafirmar seu potencial transformador da consciência humana.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2352093 - ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES
Interno - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Interno - 3438829 - NEUTON ALVES DE ARAUJO
Externo à Instituição - 836.***.***-20 - FABÍOLA MÔNICA DA SILVA GONÇALVES - UEPB
Externo à Instituição - 782.***.***-87 - RAIMUNDO NONATO MOURA OLIVEIRA - UEMA
Notícia cadastrada em: 14/11/2025 10:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 16/11/2025 10:14