Notícias

Banca de DEFESA: MARIA ISABEL DE VASCONCELOS MAVIGNIER NETA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA ISABEL DE VASCONCELOS MAVIGNIER NETA
DATA: 28/06/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Pós-graduação – PPGBiotec
TÍTULO: EFEITOS DA EMTr EM INDIVIDUOS SAUDÁVEIS COM TRAÇOS DE IMPULSIVIDADE: UM ESTUDO PILOTO
PALAVRAS-CHAVES: TDAH, Regulação Emocional, Estimulação Magnética Transcraniana, EEG.
PÁGINAS: 62
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO:

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade é caracterizado por desatenção, hiperatividade, impulsividade e ansiedade. Sua etiologia é multifatorial e as manifestações dos sintomas dependem da combinação de múltiplos fatores. Além disso, observa-se também déficits na regulação emocional que pode se manifestar de formas e intensidade variadas. A Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (EMTr) é considerada um método de estimulação cerebral não invasivo e indolor, a qual vem sendo utilizada com frequência nos indivíduos com distúrbios neuropsiquiátricos. No entanto, embora diversas pesquisas tenham investigado a eficácia da EMTr em diversas condições de saúde mental, poucos estudos têm avaliado o efeito desta técnica de neuromodulação não invasiva na desregulação emocional de indivíduos com traços de impulsividade. O objetivo deste estudo foi analisar o efeito da EMTr com frequências de 1Hz, 5Hz e 10Hz na desregulação emocional de indivíduos com traços de impulsividade. Trata-se de um estudo experimental randomizado realizado no Laboratório de Mapeamento Cerebral e Funcionalidade. As diferentes frequências de EMTr foram aplicadas em dias consecutivos de forma randomizada. A desregulação emocional foi avaliada por meio da escala de humor de BRUMS, aplicada antes e imediatamente após os protocolos de EMTr.

A análise dos resultados não demostrou diferenças significativas na variável "Raiva", independente da frequência utilizada. Houve diferença significativa para a variável "Depressão" (p = 0,01), no entanto, sem diferenças significativas entre as frequências utilizadas. Os resultados preliminares deste estudo indicam potencial efeito da EMTr, independente da frequência utilizada, na desregulação emocional de pessoas com traço de impulsividade.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1642909 - FUAD AHMAD HAZIME
Externo ao Programa - 2584077 - PATRICIA XAVIER CHAVES
Presidente - 1761994 - VICTOR HUGO DO VALE BASTOS
Notícia cadastrada em: 24/06/2024 11:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 30/06/2024 14:19