Banca de QUALIFICAÇÃO: VERA LUCIA ROCHA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VERA LUCIA ROCHA DA SILVA
DATA: 31/07/2024
LOCAL: Sala PPGBIotec
TÍTULO: Perfil fitoquímico e potencial antimicrobiano de extratos foliares de Combretum lanceolatum Pohl e Combretum leprosum Mart.
PALAVRAS-CHAVES: Atividadebiológica;Combretaceae;Infecções
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

Muitosmedicamentossãoderivadosdeplantasmedicinais,eapesquisacontinuaaexploraro potencial terapêuticodosvegetaispara tratarumavariedadededoenças.Essescompostossão diversosemestruturaefunção.Sãoresponsáveispelaspropriedadesmedicinaisoutóxicasdas plantasemrelaçãoaoutrosorganismos.Diantedessecontexto,dopotencialfarmacológicodos vegetais, espécies do gênero CombretumLoefl.,, no Brasil são utilizadas na medicina tradicional.Das espécies dogêneroCombretum,CombretumlanceolatumPohl exEichlere Combretum leprosum (Loefl.) Mart, possuem relevante importância farmacológica. C. lanceolatum, é utilizado para auxiliar a digestão. AespécieCombretumleprosumMart. é utilizada tradicionalmente como anti-inflamatório. Diante dos estudos já elucidados, essas espéciesdetémsubstânciascompotencialfarmacológico,asquaispodemserpromissorascontra agentesmicrobianosdiversos,fazendo-senecessárioampliarasinvestigaçõesnessaperspectiva, afimdecontribuircomconhecimentofitoquímicodogêneroCombretum.Assim, opresente estudoobjetivouinvestigaroperfil fitoquímicodasespéciesC. lanceolatumeC. leprosume avaliaratividadeantioxidantedeextratosfoliaresetanólicoemetanólicodasreferidasespéciese realizar aprospecçãocientífica e tecnológica a fimde avaliar opotencial biotecnológicoe terapêuticodogênero.Paraopreparodosextratosetanólicoemetanólico, forampesadas10 gramasdomaterialvegetalmoído,acrescentado100mldeálcooletílicoparaoextratoetanólico e100ml de álcoolmetílicoparaoextratometanólico, composterior agitação , seguidode repousopor24horas.Osextratosobtidos, foramsubmetidosatestesqualitativos.Opotencial antioxidante e/oupadrãodeatividadeantioxidantedosextratosdasespécies foideterminado pelométodode (DPPH).Naprospecçãocientífica, as buscas foramrealizadasnasbasesde dadosWebofScience,ScopuseScienceDirect.Eaprospecçãotecnológicaforamusadasas propopi.cpgss.ppgbiotec@ufdpar.edu.br @ppgbiotec_ufdpar http://www.posgraduacao.ufpi.br//PPGBIOTEC bases de dadosWorld Intellectual PropertyOrganization (WIPO), EuropeanPatentOffice (EPO) e InstitutoNacional daPropriedade Industrial (INPI),Nos testes realizados comos extratos foliaresdeC. lanceolatumeC. leprosum,observou-seapresençadeácidosorgânicos apenas nos extratos deC. lanceolatum.Nos extratos etanólicos emetanólicos de ambas as espéciesobservou-seapresençadeaçúcaresredutoresedecompostosfenólicos,osflavonoides nãoforamobservadosnoextratoetanólicodeC.lanceolatum.Quantoaopotencialantioxidante, os extratosmetanólicos deC. leprosumeC. lanceolatumapresentarammoderada atividade antioxidante, já os extratos etanólicos da duas espécies apresentaram forte atividade antioxidante.Naprospecçãocientífica,abasededadosScopus, foramencontradososmaiores númerosdeartigos.Apartirdasbasesdepatentesanalisadas,WIPOeEPOsedestacaramcom omaior volume de depósitos. Emvista dos testes fitoquimicos, considera-se as espécies estudadas fontes potenciais decompostospromissoresparaaplicaçõesmedicinais.Ambasas espécies, revelaram-se importantes fontes de compostos antioxidantes. Pela análise da prospecção científica foi possível identificar que as principais nações responsáveis pela expansãodoconhecimentocientíficosobreessegrupobotânico.Naprospecçãotecnológica,a análise dos depósitos de patentes revelou a liderança daChina,destacando a escassez de registrosdoBrasil,queaindaenfrentadesafiossignificativoseminovaçãoecolaboraçãoentre universidadeseempresas.

Presidente - 1221652 - IVANILZA MOREIRA DE ANDRADE
Interno - 995.992.603-68 - ALYNE RODRIGUES DE ARAUJO - UFPI
Externo à Instituição - FÁTIMA DE CÁSSIA EVANGELISTA DE OLIVEIRA - UFC
Externo à Instituição - MARIA DO AMPARO DE MOURA MACÊDO - NENHUMA