Um jogo pervasivo móvel pode ser definido como uma aplicação sensível ao contexto direcionada para plataformas móveis como, por exemplo, smartphones. Consequentemente, o desenvolvimento de jogos desse gênero apresenta desafios técnicos relacionados aos domínios das aplicações móveis e da computação sensível ao contexto. A possível existência de erros, imprecisões e incertezas nos dados contextuais usados pelas aplicações sensíveis ao contexto é uma limitação inerente dos sensores empregados para realizar medições. Por esse motivo, o desenvolvedor de aplicações sensíveis ao contexto precisa lidar com a incerteza apresentada pelos valores sensoreados para assegurar a estabilidade do comportamento da aplicação. Este trabalho apresenta como proposta uma biblioteca voltada para a manipulação dos dados contextuais no desenvolvimento de jogos pervasivos móveis. A biblioteca é baseada em um modelo conceitual orientado a objetos que define um conjunto de entidades para representar as informações contextuais ao longo dos processos de aquisição e interpretação do contexto determinados pelo modelo. Especificamente, essa biblioteca deve ser capaz de encapsular e abstrair detalhes do processamento de dados contextuais, dividir em módulos as tarefas de aquisição, tratamento e utilização do contexto, e oportunizar a reutilização de código referente à manipulação e a representação dos dados contextuais. As contribuições desta pesquisa são: a formulação de um modelo conceitual para representar dados contextuais; a especificação e implementação de uma biblioteca baseada no modelo proposto para auxiliar o desenvolvimento de jogos pervasivos móveis; e a execução de um estudo experimental, de acordo com recomendações da Engenharia de Software Experimental, para avaliar como a biblioteca proposta pode beneficiar desenvolvedores de jogos pervasivos móveis. Os resultados do experimento indicam que soluções desenvolvidas com o apoio da biblioteca são menos extensas e mais simples, porém, não foram encontradas diferenças significantes no tempo de desenvolvimento e na percepção de qualidade. A biblioteca proposta por este trabalho foi intitulada Gamepad.