Banca de DEFESA: VANDERLEI DE SOUSA LUZ

DISCENTE: VANDERLEI DE SOUSA LUZ
DATA: 22/08/2024
LOCAL: Auditório João Benicio de Melo Neto
TÍTULO: PANORAMA DO ENDIVIDAMENTO E INADIMPLÊNCIA DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS: COMO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS ESTUDANTES PODE AJUDÁ-LOS?
PALAVRAS-CHAVES: Educação Financeira; Endividamento; Estudantes; Inadimplência.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

O endividamento e a inadimplência das famílias brasileiras têm sido tópicos de crescente preocupação nos últimos anos, sendo que a falta de controle sobre as finanças pessoais e a falta de conhecimento sobre educação financeira são fatores que contribuem significativamente para essa situação. Portanto, a relevância deste estudo está na necessidade urgente de promover uma cultura de responsabilidade financeira desde a juventude e neste sentido, a necessidade dos conhecimentos em educação financeira que pode desempenhar um papel importante na formação de indivíduos mais conscientes e preparados para gerir suas finanças, resultando em uma sociedade menos endividada e mais equilibrada economicamente. O principal objetivo desta pesquisa é mostrar a importância do conhecimento de Educação Financeira na redução dos índices de endividamento e inadimplência das famílias brasileiras. Além disso, pretende-se desenvolver um produto educacional em educação financeira que possa ser implementado nas escolas. Buscando atender a este objetivo, será conduzida uma pesquisa bibliográfica abrangente sobre o endividamento, inadimplência e educação financeira, com foco na literatura que relaciona esses temas. Em seguida, será desenvolvido um produto educacional voltado para a educação financeira de estudantes, com base nas melhores práticas identificadas na revisão bibliográfica. Este estudo visa contribuir para uma compreensão mais aprofundada dos fatores que influenciam o endividamento das famílias brasileiras e oferecer soluções práticas através da educação financeira, visando um futuro econômico mais sustentável para as próximas gerações.

Externo ao Programa - 3475405 - CLEIDE MAYRA MENEZES LIMA
Interno - 1547660 - LYA RAQUEL OLIVEIRA DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1286193 - SISSY DA SILVA SOUZA
Presidente - 2373567 - VALMARIA ROCHA DA SILVA FERRAZ