Banca de DEFESA: MATEUS LUAN DE CARVALHO MENDES

DISCENTE: MATEUS LUAN DE CARVALHO MENDES
DATA: 24/07/2024
LOCAL: Auditório João Benício de Melo Neto
TÍTULO: Gamificação no ensino de matemática: potencializando a aprendizagem com jogos e aplicativos interativos
PALAVRAS-CHAVES: Gamificação; Jogos Educativos; Ensino de Matemática; Engajamento; Aprendizagem.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Esta dissertação teve como proposta central uma investigação a respeito do impacto proporcionado pela gamificação, somada a utilização de jogos educativos, para melhorar o ensino da matemática, em particular das operações básicas, e conceitos a elas relacionadas. A pesquisa foi motivada pelo interesse em explorar como elementos lúdicos e competitivos dos jogos podem ser aplicados ao ensino para tornar as aulas mais dinâmicas e interativas. Para alcançar os objetivos propostos, foram examinadas teorias sobre gamificação na educação e o papel dos jogos educativos. Algumas ferramentas de desenvolvimento de jogos como Wordwall, Scratch, Kahoot e Construct 3 foram utilizadas. Para obter os resultados foi realizada uma pesquisa de campo em uma escola do ensino fundamental, da rede pública de ensino, aplicada e de teor quantitativo e, principalmente, qualitativo. Para avaliar o processo, foi aplicado um pré-teste ao início das atividades e um pós-teste após o desenvolvimento da pesquisa. Os resultados obtidos indicaram um aumento significativo na motivação dos alunos e no aprendizado, indicando, portanto, que a metodologia aplicada se mostrou eficaz para o ensino de matemática, proporcionando um ambiente de aprendizagem mais atraente e favorável ao processo vivenciado.

Interno - 2059142 - ITALO DOWELL LIRA MELO
Presidente - 2801433 - JOAO CARLOS DE OLIVEIRA SOUZA
Externo ao Programa - 028.465.023-40 - RUI MARQUES CARVALHO - IFPI
Notícia cadastrada em: 09/07/2024 15:05