Banca de DEFESA: FERNANDO GOMES MACHADO

DATA: 15/08/2013
LOCAL: Auditório da Matemática
TÍTULO:

Aplicações da derivada de uma função real sobre uma perspectiva histórica.

PALAVRAS-CHAVES:

Cálculo. História da derivada. Otimização. Aplicações de derivadas.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Nas últimas décadas, alguns programas nacionais têm demonstrado algumas preocupações quanto ao ensino da matemática. Tais programas defendem a ideia que os objetivos educacionais podem ser intensificados, a fim de obter um maior envolvimento do aluno, tanto no que diz respeito às informações, procedimentos e atitudes abordados, como em competências, habilidades e valores desenvolvidos. Como a história da matemática é um elemento facilitador e motivador no processo de ensino-aprendizagem de derivadas, o presente estudo tem como objetivo aplicar derivadas sobre uma perspectiva histórica, mostrando a importância do estudo do cálculo no Ensino Médio. Foram realizadas aplicações de definições, propriedades e teoremas de máximos e mínimos em problemas de otimização, mostrando como o conteúdo de derivadas está presente no cotidiano das pessoas. Pode-se observar que derivadas e suas aplicações em diferentes exemplos de atividades realizadas no dia-a-dia, podem ser apresentados ao aluno de uma maneira mais prazerosa e eficiente, contribuindo favoravelmente para o processo de construção do conhecimento.

Interno - 1466114 - JEFFERSON CRUZ DOS SANTOS LEITE
Presidente - 1453126 - JUSCELINO PEREIRA SILVA
Externo à Instituição - PEDRO ANTONIO SOARES JÚNIOR - UESPI
Notícia cadastrada em: 05/08/2013 17:41