Notícias

Banca de DEFESA: MARCOS WILLIAM CABRAL SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCOS WILLIAM CABRAL SILVA
DATA: 30/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sala do PPGCBM (SALA 391)
TÍTULO: EFEITO DA ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA BIHEMISFÉRICA POR CORRENTE CONTÍNUA NA INSTABILIDADE POSTURAL EM INDIVIDUOS COM DOENÇA DE PARKINSON: ENSAIO CLÍNICO ALEATORIZADO, CRUZADO, DUPLO-CEGO E PLACEBO CONTROLADO.
PALAVRAS-CHAVES: Estimulação transcraniana por corrente contínua; Equilíbrio; Postura; Doença de Parkinson.
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO:

Introdução: A Doença de Parkinson (DP) é uma condição neurodegenerativa que resulta na perda de neurônios dopaminérgicos na substância negra, levando a sintomas motores como bradicinesia, rigidez muscular, tremores e instabilidade postural. A estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) é uma técnica não invasiva e não farmacológica de modulação da atividade neuronal, com potencial uso na reabilitação de pacientes com doenças neurológicas progressivas. Embora algumas evidências tenham demonstrado que a ETCC pode modular o equilíbrio postural, poucos estudos investigaram o seu efeito em pessoas com DP, utilizando-se a estimulação bihemisférica e métodos quantitativos de análise do equilíbrio. Objetivo: Investigar o efeito da ETCC bihemisférica na instabilidade postural em indivíduos com DP. Métodos: Dezoito participantes com DP foram distribuídos aleatoriamente em dois grupos: ETCC anodal bihemisférica real ou bihemisférica simulada em uma única sessão. O equilíbrio estático foi avaliado antes e após a aplicação da ETCC (2 mA por 20 minutos sobre o córtex motor primário) durante a tarefa de apoio bipodal com e sem espuma (olhos abertos e fechados) sobre uma plataforma de força. Após um intervalo de sete dias, os grupos foram reavaliados, com inversão do tipo de estimulação. A análise estatística foi conduzida utilizando a ANCOVA não paramétrica de Quade para testar diferenças nas medidas pós-intervenção. Resultados: Não foram observadas diferenças significativas entre os grupos de ETCC real e simulada nas variáveis de deslocamento anteroposterior, deslocamento mediolateral, área de deslocamento, velocidade de oscilação e frequência de oscilação, independentemente da condição de perturbação visual e somatossensorial. Conclusão: A estimulação bihemisférica do córtex motor primário, aplicada em uma única sessão, não diminui a instabilidade postural de pacientes com DP.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1643216 - ALESSANDRA TANURI MAGALHAES
Presidente - 1642909 - FUAD AHMAD HAZIME
Interno - 1774210 - VINICIUS SAURA CARDOSO
Notícia cadastrada em: 15/08/2024 11:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 25/08/2024 13:09