Esta pesquisa propõe uma investigação sobre a eficácia da Plataforma Física Virtual como ferramenta mediadora no ensino de hidrostática para alunos do 1o ano do ensino médio em uma escola pública de Teresina. A Física, muitas vezes percebida como complexa e distante da realidade dos alunos, enfrenta desafios como lacunas conceituais e dificuldades matemáticas. O estudo visa analisar como a adoção dessa tecnologia pode superar tais barreiras, promovendo uma aprendizagem significativa e engajadora. Especificamente busca-se identificar os conhecimentos prévios dos alunos; apresentar a Plataforma Física Virtual aos alunos; propor a resolução de problemas mediada pela plataforma; e por fim, analisar a percepção dos alunos sobre a contribuição da plataforma para o aprendizado. A pesquisa baseia-se na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, destacando a importância de conectar novos conhecimentos aos pré-existentes para facilitar a compreensão dos princípios da hidrostática. A metodologia combina abordagens quantitativas e qualitativas, utilizando questionários, entrevistas e observação direta para coletar e analisar dados. Os resultados indicam que a Plataforma Física Virtual proporciona uma experiência de aprendizado mais imersiva e interativa, facilitando a compreensão de conceitos complexos de hidrostática. Houve melhoria nos desempenhos em testes e avaliações, maior participação em discussões em sala de aula e um entendimento mais profundo dos princípios da hidrostática. O pré-teste revelou lacunas no conhecimento dos alunos, enquanto o pós-teste indicou uma melhoria geral na performance, mostrando avanços na compreensão dos conceitos. Além disso, a pesquisa conclui que a Plataforma Física Virtual é uma ferramenta eficaz para melhorar o entendimento e a aplicação dos conceitos de hidrostática. No entanto, desafios como o acesso à tecnologia, a necessidade de suporte técnico e treinamento para professores, e o equilíbrio entre o uso de tecnologia e a interação humana foram identificados. Futuras investigações devem incluir entrevistas ou questionários detalhados para obter feedbacks mais específicos dos alunos e investigar os efeitos a longo prazo do uso da plataforma na retenção e aplicação dos conceitos de hidrostática. Os resultados desta pesquisa fornecem "insights" significativos sobre a eficácia da Plataforma Física Virtual e contribuem para o aprimoramento das práticas educacionais no ensino de Física.