O presente trabalho apresenta como título “Sequência Didática como metodologia mediadora na Produção e Simulação de Vídeos de Curta Metragem, no Ensino e Aprendizagem de Acústica”. Ancorou-se no seguinte problema de pesquisa: Como a produção e simulação de vídeos de curta metragem poderá contribuir significativamente no processo ensino e aprendizagem de Acústica, no Ensino Médio? Partimos do pressuposto de que a produção e simulação de vídeos acerca do tema Acústica, proporcionará aos alunos do Ensino Médio, aprendizado mais adequado na compreensão quanto a fisiologia do som em Acústica, além da apreensão do conhecimento, motivação, interação entre os mesmos, da criatividade, com possibilidades de tornarem-se sujeitos participantes desse processo, seres críticos e ativos na construção do seu próprio conhecimento, de modo a obter uma aprendizagem significativa. Esse trabalho tem como objetivo geral, produzir e simular vídeos de curta metragem como metodologia no ensino e aprendizagem de ondas sonoras e seus fenômenos, proporcionando aos alunos do Ensino Médio, oportunidade de desenvolvimento de competências e habilidades em Acústica e, como objetivos específicos 1) Diagnosticar conhecimentos prévios dos alunos acerca da qualidade fisiológica do som e seus fenômenos ondulatórios; 2) Propor um estudo teórico para discussão sobre qualidade fisiológica do som e seus fenômenos ondulatórios, aplicado no estudo da acústica, levando em conta os resultados do diagnóstico sobre os conhecimentos prévios; 3) Elaborar uma sequência didática, para a produção e simulação de vídeos de curta metragem sobre Acústica, considerando a Aprendizagem Significativa em Ausubel; 4) Aplicar a pesquisa translacional para estabelecer uma conexão efetiva entre teoria e prática, visando aprimorar a compreensão dos conceitos de Física em Acústica pelos alunos do ensino médio; 5) Avaliar aprendizagem dos alunos participantes do processo de produção de vídeos didáticos abordando a Física da acústica; 6) Elaborar um produto educacional que contenha a produção e simulação de vídeos de curta metragem no ensino e aprendizagem de Acústica. No percurso teórico-metodológico fizemos uso da abordagem qualitativa em Bogdan e Biklen (1994) e Ludke e André (1986). Ainda utilizamos a pesquisa translacional Fini (2011) e Cabral Filho et al, (2013), por esta garantir que a teoria não permaneça isolada do contexto prático. Os instrumentos de coleta de dados foram os questionários a observação direta e participativa da construção dos vídeos. A análise e a discussão dos dados foram realizadas a partir dos aportes teóricos da análise de conteúdo proposta por Bardin (2004). Os resultados indicam que os participantes fizeram avanços significativos na compreensão dos conceitos relacionados às propriedades do som e seus fenômenos. A criação e implementação dos vídeos serviram como recursos valiosos, desempenhando um papel crucial na facilitação da compreensão e integração desses conceitos, demonstrando ser uma abordagem potencialmente significativa para o Ensino de Física