Esta pesquisa propõe uma abordagem inovadora para o ensino de Termologia, utilizando o Método Ativo e o jogo da memória como ferramentas pedagógicas. Inspirado na teoria sociocultural de Vygotsky, com foco na interação social, zona de desenvolvimento proximal e mediação, busca-se promover a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa foi conduzida de forma exploratória e qualitativa no Colégio Militar Tiradentes V, em Timon-MA, com vinte e cinco alunos do segundo ano, incluindo dois alunos autistas. Os resultados indicaram que o jogo da memória foi eficaz em facilitar a compreensão, engajamento e inclusão de alunos com TEA. Os alunos com TEA demonstraram um alto nível de engajamento e apropriação dos conceitos de Termologia, comparável ao desempenho dos alunos regulares. A experiência de jogar em conjunto reforçou um ambiente educacional inclusivo, promovendo colaboração e aprendizagem equitativa. Os dados coletados mostraram que a metodologia do jogo não só facilitou a aprendizagem dos conceitos de Termologia, mas também promoveu a inclusão e igualdade de oportunidades no processo educacional. Por fim, a experiência positiva relatada por todos os alunos indica que estratégias pedagógicas inclusivas são essenciais para o desenvolvimento de um ambiente educacional equitativo e de qualidade. Essa abordagem não apenas facilitou a participação e o aprendizado dos alunos com TEA, mas também enriqueceu a experiência educacional de todos os envolvidos, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo e respeitoso.